O dia 15 de junho marca o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. A data foi instituída em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa. O principal objetivo do dia é conscientizar a sociedade da existência da violência contra esse público e prevenir novos casos.
No Brasil, o Estatuto do Idoso (Lei 10.741, de 2003) considera violência contra o idoso qualquer ação ou omissão que lhe cause morte, dano ou sofrimento físico ou psicológico. Os tipos de violências mais comuns são: a física, psicológica, financeira, a negligência, o abandono.
Dessa forma, o Conselho Municipal de Direitos do Idoso (CMDI) de Chapadão do Sul (MS), juntamente com a Secretaria Municipal de Assistência Social, órgão gestor da política de assistência social do município, busca trabalhar intensamente na prevenção da violência, na identificação e no encaminhamento correto de casos de violência e, em especial, preparar as novas gerações com informações, materiais e recursos educacionais, de forma a assegurar um envelhecimento digno e saudável.
As estatísticas de violência contra idosos no Brasil vêm aumentando, seja pelo maior número de pessoas nesse segmento da população, seja pelo aumento das denúncias, que foram facilitadas com um canal próprio, o Disque 100. Vale ressaltar que em 2020, o tema ganha ainda mais relevância diante do aumento da violência doméstica durante a pandemia do COVID-19 e o principal motivo é justamente o isolamento social, onde o agressor, na maioria das vezes, é morador da mesma residência que a pessoa idosa.
Pelo disque 100, em 2019 as denúncias de violência contra a pessoa idosa ficaram em 2º lugar em números de ligações. De 30%, foi o aumento dessas denúncias em relação ao ano de 2018, quando 37.454 denúncias foram feitas.
Para ajudar no combate a esse tipo de violência, denuncie. Além do disque 100, você também pode contar com os seguintes canais para fazer as denúncias aqui em nosso Município, lembrando que a sua denúncia pode ser de forma anônima:
- Conselho Municipal de Direitos do Idoso (CMDI): 3562-2828
- CREAS Ipê: 3562-1354
- CRAS Cerrado: 3562-3920
- CRAS Parque União: 3562-2106
- Conviver: 3562-3458