A 168ª Junta de Serviço Militar de Chapadão do Sul sente-se honrada por homenagear neste dia “O Soldado”. Não importa onde este atua, o Soldado é onde quer que esteja uma pessoa destemida, corajosa, que no exercício de sua profissão coloca muitas vezes sua vida em risco para salvar a de outro. Pela sua profissão, muitas vezes, também é desvalorizado, menosprezado, descriminado.
Esta data foi escolhida em homenagem a um grande militar brasileiro, Duque de Caxias, que nasceu no mesmo dia, no ano de 1803, na Vila de Porto Estrela, Rio de Janeiro, hoje mais conhecida como Duque de Caxias.
O termo “soldado” deriva do italiano, “soldato” (particípio do verbo soldare), alguém a quem se pagou o “soldo” para servir. “Soldo” deriva do latim “solidum nummum” e designava uma moeda de ouro da Roma imperial.
Os soldados são pessoas de honra, que cuidam da defesa da população, vigiando as ruas das cidades contra assaltos, homicídios, drogas e outros crimes. Também fazem resgates e socorrem pessoas em acidentes, entre tantas ações que desenvolvem, cuidam da Família. Um dos seus lemas é este: “Lealdade”, assim como “Coragem”, “Obediência”, “Pontualidade”, “Solidariedade”.
O Soldado é aquele que arisca sua própria vida pela vida de seus compatriotas.
Secretário das JSM 168ª
Valdir Pivatto
Chapadão do Sul-MS.