A Diretora do DPI (Departamento de Polícia do Interior), Sidinéia Catarina Tabias, confirmou nesta segunda-feira (25) o empenho para solicitar à Secretaria de Segurança o reforço no policiamento em Chapadão do Sul durante a realização da 23ª Exposul.
A informação foi confirmada durante reunião com a presidente do Poder Legislativo, vereadora Sônia Maran. Durante o encontro entre as duas autoridades a parlamentar recebeu fotos exclusivas sobre o incêndio criminoso que destruiu toneladas de pneus e danificou o galpão da reciclagem na noite de domingo. Diante de mais esta ação criminosa a diretora sentiu a necessidade de atender ao pedido de Sônia Maran e marcou uma visita ao município, provavelmente na quarta-feira, para também finalizar o projeto de criação do Grupo Especial das Polícias Civil e Militar.
Preocupada com a fragilidade da estrutura da segurança pública, devido ao crescimento da criminalidade, Sônia Maran propôs a destinação orçamentária de um ano para o Conselho Municipal de Segurança custear a ação do grupo especial. A unidade será totalmente nova na sua constituição jurídica e ganhou a denominação de GOTII (Grupo de Operações Táticas e Investigações do Interior). Na prática, Chapadão do Sul será mesmo o “piloto” de uma nova filosofia de policiamento, adaptada à realidade de cada cidade.
Durante o encontro com a presidente da Câmara, Sidinéia Tobias confirmou a possibilidade de prestigiar a Exposul e adiantou algumas ações que que serão implantadas para melhorar a segurança policial em Chapadão do Sul. Algumas estão sendo articuladas na cúpula policial na Governadoria e não podem ser reveladas neste primeiro momento.
De relevante, além do reforço policial na exposição, é a presença da Diretora para dar o “pontapé inicial” no GOTII, na próxima semana. Outros assuntos estratégicos para a segurança pública no município serão divulgados na primeira quinzena de junho, em reunião convocada pela presidência da Mesa Diretora da Câmara, com as presenças do Judiciário (juízes e o promotores), Conselho Municipal de Segurança, Delegado, Comando da Polícia Militar, ONG Transparência e outras autoridades municipais.
GOTTI – A Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública) de Mato Grosso do Sul aprovou o projeto de criação do GOTTI para atuar na repressão ostensiva à criminalidade em Chapadão do Sul. O estudo foi considerado legal na Governadoria e seu Centro de Operações será marcado pela integração entre as polícias Civil e Militar.
SIDINÉIA TOBIAS – A Dra. Sidnéia Catarina Tobias, atual Diretora do Departamento de Polícia do Interior, ingressou em 1990 na Polícia Civil do Estado do Mato Grosso do Sul. Atuou em diversas delegacias do Estado, dentre elas como Delegada-Adjunta do 9º Distrito Policial de Campo Grande, Titular na DEH (Delegacia Especializada de Homicídios) e na DERF (Delegacia Especializada de Roubos e Furtos).
Atuou também como Superintendente da Secretaria de Estado de Produção e Turismo do Estado de Mato Grosso do Sul, Superintendente da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Estado do MS, e atualmente exerce a função de Diretora do Departamento de Polícia do Interior do Estado do Mato Grosso do Sul, sendo Delegada de Polícia Classe Especial.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara