Prefeitura fará Plano de Ação para o combate à dengue e febre chikungunya
A temporada de chuva está de volta e nesta época aumenta a necessidade de maior atenção com os objetos que possam acumular água, servir de criadouros e proliferação dos mosquitos aedes aegypti e aedes albopictus, transmissores da dengue e da febre chikungunya. Durante este período de chuva, poder público e população devem ficar atentos e promover ações para a prevenção das doenças.
A Administração Municipal está mobilizada e iniciou nesta terça-feira (17), durante reunião no gabinete, a elaboração de um plano de ação para o combate a esses males.
O primeiro encontro contou com a presença da Secretária de Governo, Nilzete Pereira, dos Coordenadores de Atenção Básica, Vigilância em Saúde, Controle de Vetores, além de representantes da Secretaria de Administração.
Nos próximos dias os técnicos da Secretária de Saúde estarão trabalhando na elaboração de ações necessárias ao combate à dengue e a febre chinkungunya. O Plano deverá envolver todas as secretarias municipais em um trabalho conjunto. Serão ações imediatas e de médio e longo prazo, envolvendo trabalho de prevenção em escolas, postos de saúde, residências, entre outros, além do trabalho a campo, como limpeza de quintais, terrenos baldios e áreas verdes.
Um dos pontos mais importantes, destacado durante a primeira reunião, é a necessidade do apoio de todos os moradores. Todos salientaram que somente o Poder Público não pode vencer a guerra contra a dengue, mas todos os moradores devem estar conscientes e evitar jogar lixo em canteiros de avenidas, terrenos e áreas verdes.
A Prefeitura estará fazendo a sua parte, mas sem a colaboração da população o trabalho não terá resultados.
Novas reuniões deverão ser realizadas ainda esta semana para andamento das ações.
Fonte: ASSECOM