No dia 10 de dezembro, o CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, a Secretaria Municipal de Assistência Social, o Ministério Público e o Poder Judiciário da 2º Vara da Infância e Juventude de Chapadão do Sul, ofereceram uma capacitação aos novos Conselheiros Tutelares eleitos no dia 04 de outubro de 2015.
Participaram do evento os Conselheiros Tutelares titulares que tomarão posse no dia 1º de janeiro de 2016 e os suplentes que serão convocados conforme a necessidade.
O evento iniciou às 8h com a fala da presidente do CMDCA, Jucelama Pereira Martins, que agradeceu a presença de todos e falou sobre a importância desta capacitação. Em seguida passou a palavra à Promotora de Justiça, Fernanda Proença de Azambuja e ao Juiz Anderson Royer, que, durante o período matutino abordaram sobre o Sistema de Garantia de Direitos às crianças e adolescentes em Chapadão do Sul, além das atribuições e competências do Conselho Tutelar.
No período vespertino, a Secretária Municipal de Assistência Social, Jeane Gleice Camargo Barros, falou sobre a relação da Secretaria com o Conselho Tutelar, bem como as responsabilidades administrativas do colegiado e sobre a posse dos mesmos. Em seguida os técnicos dos CRAS Parque União e Esperança, CREAS e Equipe de Proteção Social de Alta Complexidade expuseram os serviços que cada um oferece e sua relação com o Conselho Tutelar no trabalho destinado a crianças e adolescentes.
Finalizando, a conselheira do CMDCA, Vera Suely Goulart, explanou sobre o que é o CMDCA, sua relação com o Conselho Tutelar, período de transição e demais capacitações que serão realizadas em breve, para dar suporte aos novos membros, a fim de aprimorar a atuação profissional do colegiado. Encerrou agradecendo a participação de todos desejando boas vindas aos novos Conselheiros Tutelares.
Fonte: ASSECOM