A Prefeitura de Chapadão do Sul inicia nessa semana a maior “guerra” já realizada em sua história contra o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika. As ações contarão, inclusive, com a presença do 47º B.I. (Batalhão de Infantaria) do Exército de Coxim, conforme já havia anunciado o Prefeito Dr. Felipe.
Nesta terça-feira (19) aconteceu uma reunião no Centro de Convivência da Melhor idade, onde foram apresentados todos os detalhes da operação, que vai percorrer toda a cidade, tendo como principal objetivo eliminar os focos de proliferação do mosquito.
Todos os imóveis, sejam edificações de moradias, empresas, terrenos, empresariais ou públicas, serão visitados. Um drone já foi contratado e está fotografando todas as quadras da cidade. Os imóveis que não derem condições para visitação da equipe serão fotografados pelo drone para averiguar se há risco de foco no local.
Para que se tenha o sucesso esperado, ou necessário, já que não se tem alternativa, o Prefeito Dr. Felipe pediu o empenho de todos, dos agentes e dos moradores e empresários. “É importante que todos promovam a limpeza de seus terrenos e quintais, antes da chegada dos agentes, para que se tenha agilidade e eficiência no combate”, salientou o Prefeito.
A Administração Municipal pede a atenção especial dos empresários, principalmente de oficinas que mantêm pátios com peças e ferro velho. “Quem persistir em manter, ou permitir focos ou condições para surgimento deles será multado a partir da terceira visita”.
Em cada região da cidade será montado um ponto de apoio, com sala de controle, banheiros e toda infraestrutura necessária para apoio aos agentes e militares envolvidos na operação. Essas bases poderão ser em ESFs, CEIs, ou outras repartições públicas de cada região trabalhada.
A Secretaria de Obras acompanha a operação para recolhimento e transporte dos entulhos retirados dos imóveis.
Quase todo o custo da operação, que não tem data para terminar, será por conta da municipalidade. O Estado de Mato Grosso do Sul vai colaborar com ajuda de custo aos agentes de saúde envolvidos e encaminhará tablets apreendidos pela Receita Federal, para registro dos focos a um sistema on line do Estado.
Devido à situação de crise na saúde em que o País, o Estado e os Municípios se encontram, com a infestação do aedes aegypti e a presença de vírus de doenças graves que eles estão proliferando, o Prefeito anunciou que as festividades do Carnaval, que seriam custeadas pelo Município estão suspensas. “Os recursos que usaríamos para as festividades serão utilizados na Guerra Contra o Mosquito”.
Além do Prefeito Dr. Felipe e da Secretária Municipal de Saúde, Rosimary Barros, participaram da reunião a Vice-prefeita Liza Scheide, a Secretária de Governo, Nilzete Pereira e a Secretária Adjunta de Governo, Ieda Borgelt.
Palestraram na oportunidade, a Diretora da Escola Técnica do SUS, da Secretaria de Estado de Saúde, Professora Marilene de Lourdes Arruda, Tiago Oliveira Vargas, da Secretária de Estado de Saúde, da Divisão de Tecnologia da Informação e José Costa Nogueira, Técnico Controle de Vetores, de Três Lagoas.
Ações
As ações contra o mosquito já começaram nesta quarta-feira (20), com movimentação no cruzamento das Avenidas Onze e Seis, no centro, distribuição de material informativo e adesivagem.
O mutirão de limpeza deve começar no início da próxima semana.
Fonte: ASSECOM