DestaquePolítica

Câmara auxilia nas discussões de reajuste de salário dos servidores públicos

Na tarde desta segunda-feira (25) Executivo e Legislativo se reuniram a fim de buscar uma solução para o reajuste dos servidores públicos municipais de Chapadão do Sul, tema que vinha sendo reivindicado pela classe já há alguns dias.

O Presidente do SindChap (Sindicato dos Servidores Públicos de Chapadão do Sul), Márcio Veiga, participou da reunião e fez os seus apontamentos sobre a atual situação do quadro funcional do município e sugeriu o percentual de 10% de aumento para o funcionalismo.

Durante a discussão, o Prefeito Dr. Felipe argumentou que a atual situação econômica do país não permite que os municípios “abusem” nos compromissos financeiros e que o aumento proposto está acima do que o Executivo poderia pagar.

Segundo o Presidente do SindChap, a atual folha de pagamento da prefeitura, que já quase chega no limite permitido por lei, está “inchada” e que o Executivo deveria tomar medidas para reverter este quadro. Veiga sugeriu ainda que houvesse a demissão de alguns cargos comissionados e a suspensão de Função Gratificada para os funcionários concursados e de representação para os comissionados, além da substituição de alguns cargos, como de Secretário Adjunto e Diretores de Departamento, por funcionários de carreira concursados, que ocupariam a vaga apenas com o cargo do concurso.

Tais medidas seriam importantes para que a folha ficasse “enxuta” e assim pudesse conceder o aumento reivindicado pelos servidores.

Por outro lado. o prefeito e a Secretária de Finanças, Mariléia Brizola, fizeram alguns apontamentos relevantes, inclusive que os servidores hoje contratados em cargos em comissão são de grande importância para o bom andamento da máquina administrativa.

Por fim, ficou acordado o reajuste de 10% nos vencimentos dos servidores públicos, sendo de imediato concedido 6%, no mês de agosto mais 2% e em novembro mais 2%, totalizando os 10% acordados. Alertado pela Secretária de Finanças sobre o possível atraso na folha de pagamento decorrente deste aumento, o Presidente do SindChap afirmou não haver problema caso venham ocorrer atrasos no pagamento da folha.

Após a reunião, o presidente da Câmara, Alírio Bacca, se mostrou bastante contente com o rumo da reunião, uma vez que um assunto que vinha sendo debatido há dias teve um fim que agradou ambas as partes. Segundo ele, é de grande importância a participação do Legislativo nas tomadas de decisão do Executivo.

Mostrar Mais

Anuncie Aqui

Notícias Relacionadas

Volta para o botão de cima