A Secretaria de Cultura e Esporte de Chapadão do Sul divulgou nesta semana o regulamento completo para a realização do Festival Nacional da Canção, como parte da programação da Virada Cultural 2016, que acontece de 19 a 23 de julho, na Praça de Eventos.
Considerado um dos maiores eventos já realizados no município, a “Virada Cultural” contará ainda com festival de danças, exposição de artes, encontro de bandas, teatro e fotografia, além do “Encontro de Culturas – Do Chimarrão ao Tereré”.
Veja abaixo o regulamento completo do Festival da Canção:
Regulamento Festival Nacional da Canção de Chapadão do Sul
Secretaria Municipal de Cultura e Esporte
REALIZAÇÃO
Secretaria Municipal de Cultura e Esporte
Avenida Oito, nº 582
Fone: 67 3562 4146
CTG Cultivando a tradição
Apoio:
Câmara de Vereadores
OBJETIVOS
- Incentivar os intérpretes de diversos estilos musicais;
- Promover o intercâmbio artístico-cultural da nossa cidade com outras cidades do nosso pais.
- Resgatar e despertar o gosto musical no município de Chapadão do sul.
- Oferecer a oportunidade à população da região de prestigiar a arte e a cultura expressa através da música;
DATA
De 19 a 23 de Julho na praça de eventos,
COMISSÃO ORGANIZADORA
-Martin Palomares
-Marcos André
-Jussara Cristina
-Emerson Willian
-Wesley Carlos da Silva
-CTG Cultivando a tradição
INSCRIÇÃO
- As inscrições serão feitas através da Secretaria de Cultura e Esporte, ou pelo e-mail: cultura@chapadaodosul.ms.gov.br a partir do dia 27 de junho a 8 de julho.
- Poderão se inscrever quaisquer intérpretes que cumpram rigorosamente as exigências do presente regulamento;
- A lista dos participantes será divulgada nos sites locais e da Prefeitura Municipal de Chapadão do Sul (www.chapadaodosul.ms.gov.br), a partir das 09h do dia 11 de julho de 2016;
- As vagas serão limitadas a 20 por categoria, das quais, 5 para Chapadão do Sul, totalizando 15 vagas para os participantes de Chapadão do Sul.
- As vagas de Chapadão do Sul serão completadas através de uma seletiva interna, a ser realizada no dia 18 de junho, na Praça de Eventos, às 18h;
- Os participantes receberão notificação por e-mail – ou poderão consultar pelo site da Prefeitura e/ou por telefone (67 3562 4146)
CATEGORIAS
- Categoria Sertaneja; sendo aceitas interpretações dos gêneros: Sertanejo, Sertanejo Romântico, Raiz, Universitário, Modão, Moda de Viola e Regional;
- Categoria Popular; sendo aceitas interpretações dos gêneros: MPB, Popular, Rock, entre outros.
- Categoria Gospel.
PARTICIPAÇÃO
- Poderão participar intérpretes a nível nacional.
- De acordo com a portaria oriunda do Ministério Público nº 13/2006, os intérpretes menores de 18 anos deverão estar acompanhados dos pais ou responsável legal, mediante apresentação de documentação comprobatória;
- Cada intérprete poderá inscrever-se apenas uma vez, em uma única categoria;
- Cada intérprete deverá se inscrever com duas músicas, sendo que uma será cantada na eliminatória e outra na final;
- O candidato não poderá mudar de música após inscrição, salvo apenas a pedido da comissão organizadora, em caso de repetição por ordem de inscrição.
- Dois candidatos não poderão interpretar a mesma música nas eliminatórias ou na final, porém, o candidato poderá cantar na final uma música cantada por outro candidato na eliminatória e vice-versa;
- Valerá sempre a primeira inscrição para cada seletiva – estará disponível no site uma listagem com as músicas já cadastradas;
- Não serão aceitas inscrições após o prazo previsto;
- As músicas deverão ser cantadas na língua portuguesa;
- As músicas serão cantadas com play back.
- As vagas serão limitadas a 20 candidatos por categoria.
- Os candidatos deverão entregar os play backs das duas músicas até o dia 15 de julho.
ENSAIOS E SORTEIO DAS APRESENTAÇÕES
- A Secretaria de Cultura e Esporte divulgará a relação das apresentações no dia 12 de julho.
- Dois grupos serão formados para os ensaios, sendo 30 em um dia e 30 em outro.
- Os ensaios acontecerão nos dias 21 e 22 de julho, a partir das 9h até às 16h, para todos os candidatos na relação divulgada pelo site da prefeitura.
- O candidato receberá a senha para ensaio, respeitando a ordem de chegada;
- Cada candidato terá 10 minutos para ensaiar;
- As apresentações nas noites dos dias 21 e 22 de julho serão por sorteio após os ensaios;
- Os ensaios e apresentações acontecerão na Praça de Eventos da cidade.
APRESENTAÇÕES
- As eliminatórias serão realizadas nos dias 21 e 22 de julho, às 19h;
- Serão apresentadas tanto a categoria Popular, Sertaneja e Gospel.
- Ao término da segunda noite será divulgada a lista com os 5 melhores pontuados de cada categoria, somando um total de 15 candidatos. Estes estarão classificados para a final do dia 23 de julho, que se realizará às 20 h.
- Se, porventura, acontecer algum problema com o som, ou queda de energia que prejudique a apresentação, o candidato poderá reiniciar sem desconto em pontuação.
JURADOS
- Três (3) pessoas comporão a mesa julgadora como Júri Técnico;
- A avaliação dos jurados será soberana e inquestionável;
- O Júri Técnico emitirá notas de um a dois e três por quesito;
- A nota final do candidato será a média da somatória de cada jurado;
- Os quesitos de avaliação são: afinação 3 pontos, interpretação 2 pontos, estilo 2 pontos, ritmo 2 pontos, dicção e fidelidade à letra 1 ponto, podendo ser fracionados;
- O julgamento da final será feito do mesmo modo que o julgamento da classificação, sendo o vencedor aquele que obter maior pontuação;
- Caso haja empate envolvendo candidatos, a própria comissão julgadora fará a decisão mais cabível, tecnicamente priorizando o quesito afinação.
CLASSIFICAÇÃO
Para a final do dia 23/07/2016 serão classificados 5 intérpretes de cada categoria.
PREMIAÇÃO
Sertanejo
1º lugar: R$ 3.000
2º lugar: R$ 2.500
3º lugar: R$ 2.000
4º lugar: R$ 1.500
5º lugar: R$ 1.000
Popular
1º lugar: R$ 3.000
2º lugar: R$ 2.500
3º lugar: R$ 2.000
4º lugar: R$ 1.500
5º lugar: R$ 1.000
Gospel
1º lugar: R$ 3.000
2º lugar: R$ 2.500
3º lugar: R$ 2.000
4º lugar: R$ 1.500
5º lugar: R$ 1.000
DO PAGAMENTO
- O pagamento será efetuado no término do festival, mediante a apresentação do RG, CPF ou CNH;
- Não serão aceitos documentos de terceiros.
- Caso o candidato seja menor de idade, deverá apresentar os documentos dos pais ou do responsável legal.
- A documentação deverá ser entregue no momento da inscrição.
DISPOSIÇÕES GERAIS
A comissão organizadora se exime de qualquer responsabilidade quanto à qualidade do play back. Ao efetuar a inscrição o candidato assume o conhecimento e aceitação deste regulamento. O candidato deverá respeitar os horários de ensaios. Não será permitido o uso de qualquer outro tipo de acompanhamento que não seja o play back. Quem, em qualquer hipótese, perturbar a ordem do Festival será desclassificado. O candidato que participar do Festival, ao realizar a inscrição, automaticamente autoriza a utilização e uso da imagem pessoal e a interpretação por qualquer meio de comunicação, durante o Festival Nacional da Canção de Chapadão do Sul ou em ocasião posterior, para fins de divulgação, ainda que não relacionadas a este evento. As decisões da comissão organizadora serão soberanas. Casos omissos neste regulamento serão resolvidos pela comissão organizadora.
Chapadão do Sul – MS, 12/03/2016.
Assecom