Na quinta-feira (18) o INPEV, Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias e a ARDAC, Associação das Revendas de Defensivos Agrícolas dos Chapadões, realizaram mais uma edição do Dia do Campo Limpo.
Em seu 15º ano de atividade, a ARDAC conduz a Central de Recebimento de Embalagens Vazias de Defensivos, localizada às margens da Rodovia MS-306, na saída para Costa Rica.
A central recebe embalagens vazias, triplamente lavadas, dos produtores rurais da região, para reciclagem e reaproveitamento.
Em 2015 a central recebeu 750 toneladas de embalagens e a meta para este ano de 2016 é de 850 toneladas.
Anualmente é realizado o Dia do Campo Limpo, um evento de educação ambiental e conscientização dos produtores. O trabalho de educação envolve os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental.
Neste ano, os estudantes participam do PEA, Programa de Educação Ambiental. Trata-se de uma iniciativa do Sistema Campo Limpo, com o objetivo apoiar escolas públicas e privadas em temas transversais, alinhados aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs).
Anualmente são distribuídos kits educativos para serem aplicados em salas de aula de 4º e 5º ano do Ensino Fundamental. O kit compreende caderno do professor, pôsteres temáticos e outros materiais para apoio das atividades em salas de aula.
Em 2015, 7 mil kits foram impressos para atender 1.873 escolas de 277 municípios, em 23 estados, que participaram do Programa de Educação Ambiental Campo Limpo e envolveram cerca de 190 mil alunos.
Os alunos de Chapadão do Sul, dos períodos matutino e vespertino, envolvidos no PEA, participaram do Dia do Campo Limpo na Central de Recebimento de Embalagens Vazias. No local assistiram a palestras sobre o recebimento e destinação de embalagens vazias. No dia do Campo Limpo, as centrais de recebimento são especialmente preparadas para receber os alunos, os produtores rurais e autoridades municipais.
Em Chapadão do Sul, o evento contou com a presença da Secretária de Governo, Nilzete Pereira Martins, da Secretária Municipal de Educação, Vainer André e da Secretária Adjunta, Simone Fernandes, além dos professores, produtores rurais e engenheiros agrônomos, representantes de empresas fornecedoras de insumos, parceiras do inpEV/ARDAC e da AMPASUL, Associação Sul-Mato-Grossense dos Produtores de Algodão.
Assecom