Grupo de debate discute a drenagem urbana de Chapadão do Sul
Aconteceu no último dia 20, no Terminal Rodoviário, uma importante reunião para debater a drenagem urbana de Chapadão do Sul.
Foi a terceira reunião do Grupo de Debate Projeto Ambiental, formado por membros pertencentes ao Conselho Consultivo da Área de Proteção Ambiental das Bacias do Rio Aporé e Rio Sucuriú – APA, Conselho Municipal de Meio Ambiente – CMMA, Conselho das Cidades, Conselho da Defesa Civil, Professores da UFMS e Grupo de Engenheiros Civis e Arquitetos.
Durante o debate, o Professor, Dr. Ricardo Gava, apresentou de forma ilustrativa e didática, o tema drenagem urbana. Em seguida o Professor Mestre, Octávio B. Plaster, também explanou sobre o assunto e apresentou alguns trabalhos desenvolvidos por seus acadêmicos na área verde, onde futuramente será o parque ecológico e abrigará as lagoas de contenção da drenagem urbana.
A arquiteta da Secretaria de Infraestrutura e Projetos, Marceli Korb, apresentou o Projeto de Drenagem Urbana, o qual foi protocolado no IMASUL e está aguardando Licenciamento Ambiental. Este projeto é referente aos canais das Avenidas Mato Grosso do Sul e Espirito Santo, assim como das bacias de contenção (lagoas de captação das águas pluviais).
Após o debate das apresentações formou-se uma equipe técnica com o objetivo e analisar, pontuar e confeccionar o parecer técnico referente ao Projeto de Drenagem mencionado, para orientar e embasar as ações do Grupo de Debate assim como seus Conselhos de origem.
A equipe técnica ficou assim composta:
Professores Dr. Ricardo Gava e Me. Octávio Barbosa Plaster – UFMS – Chapadão do Sul, Marceli Korb Góes – Arquiteta e Urbanista, Paulo Roberto Spatti Buzolin – Engenheiro Agrônomo, Priscila Quevedo Monteiro Garcez – Engenheira Sanitarista e Ambiental.
Também serão convidados a participar desta Equipe Técnica os Engenheiros Civis Carlos Henrique Levay Marcello e Paulo José Hermoso Garcia e as Arquitetas e Urbanistas Ana Paula Marafon e Thays Mylany.
Ficou definido ainda que, através do Conselho da APA, será enviado ofício ao Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Santana e Aporé, para analisar a viabilidade econômica e ambiental para barramento da nascente do Rio Pasto Ruim, como forma de preservação do córrego, combatendo a erosão e captando as águas pluviais, e ainda se viável, colaborar com a elaboração de projeto e captação de recursos para construção.
Assecom