A Super Lua desta segunda-feira, 14 de novembro de 2016, é a maior e mais brilhante Lua Cheia em cem anos. A última vez que a Lua se aproximou tanto da Terra foi em 26 de janeiro de 1948, ou seja, a maioria da população mundial nunca viu uma Lua tão grande quanto esta e a próxima vez que o fenômeno deve ocorrer, será em 25 de novembro de 2034. Só com isso já dá pra entender como a Lua Cheia de novembro é especial e rara.
Em Chapadão do Sul moradores puderam observar o fenômeno por pouco tempo; logo o astro foi encoberto pelas nuvens.
Por que acontece uma Super Lua?
Para entender isso, devemos lembrar que a Lua completa uma volta ao redor da Terra em de torno de 27 dias. É durante esse trajeto que acontecem as fases lunares (por conta da luz solar), como mostra a animação abaixo
Mas enquanto a Lua completa suas voltas ao redor do nosso planeta, sua distância muda bastante entre seu ponto mais próximo com a Terra (perigeu) e seu ponto mais distante (apogeu).
O perigeu e o apogeu da Lua acontecem em qualquer época, independente da fase da Lua, porém, quando o perigeu (ponto mais próximo com a Terra) acontece no mesmo dia da Lua Cheia, temos então o fenômeno chamado Super Lua.
O que determina o quão grande é uma Super Lua é a diferença de horário entre o momento exato de sua fase Cheia e o momento exato de sua maior proximidade com a Terra. Quanto menor for essa diferença, maior (e mais brilhante) é a Super Lua.
Além do mais, a Super Lua de Novembro de 2016 tem um perigeu mais próximo do que o comum, e isso é o que a torna a maior Lua Cheia em mais de 68 anos.
Fonte: Galeria do meteorito/redação