A Ação Social realizada pelo Conselho Tutelar de Chapadão do Sul trouxe, além da satisfação pela grande presença de público, algumas surpresas agradáveis aos organizadores. Um exemplo disso foi o concurso de maquiagem realizado com a colaboração de voluntários. Das concorrentes, três meninas que, mesmo sem nunca antes ter tido algum tipo de treinamento, mostraram muita habilidade na arte da maquiagem e surpreenderam até mesmo os profissionais da área, como a maquiadora Raquel Navarini, uma das voluntárias na Ação.
Maria Beatriz (1º lugar), Ester (2º lugar) e Maria Carla (3º lugar) receberam, além de muitos elogios, uma premiação pelo trabalho apresentado. Cada uma das concorrentes maquiou a sua própria mãe.
Outro fato que deixou muita gente admirada e alguns até emocionados foi o ato de solidariedade demonstrado por duas pequenas moradoras do Bairro Esperança.
As primas Larissa Ferrando da Silva e Laura Ferrando da Silva, com oito e nove anos respectivamente, decidiram, por vontade própria, doar suas lindas madeixas ao Hospital do Câncer de Barretos.
A cabeleireira Vilma, voluntária da Ação Social, foi a responsável pelo corte e envio dos cabelos ao hospital, onde serão transformados em perucas para o uso dos pacientes em tratamento quimioterápico.
Vilma Cabeleireira, com seu salão à Avenida Oito nº 1672, também é voluntária da Rede Feminina de Combate ao Câncer, em Chapadão do Sul, e se dispõe a fazer o corte de graça para as pessoas interessadas em doar os cabelos.
Doação de cabelos para pacientes com câncer
Além da própria luta contra a doença, que é um processo muito difícil, a perda dos fios afeta o lado psicológico, que também é muito importante e faz a diferença no processo de cura. Por isso, muitas vezes o uso de uma peruca pode fazer a diferença, fazendo com que essas mulheres se sintam mais bonitas e confiantes e, assim, enfrentem melhor o tratamento.
Para ajudar todas essas mulheres com a criação de perucas para quem perdeu os cabelos, algumas instituições beneficentes trabalham recebendo doações, que acontecem graças às ações nobres de algumas pessoas que resolvem se desapegar dos seus fios e oferecê-los a quem precisa.
As doações acontecem de forma voluntária e estão aumentando cada vez mais. E se os cabelos fazem bem para quem os recebe, certamente também fazem bem a quem os doa.