Desembarcaram no Aeroporto Internacional de Campo Grande, por volta das 17h20 desta quarta-feira (11), os presos que teriam comandado o massacre com a morte de 61 detentos em presídios de Manaus, no Amazonas.
Os detentos chegaram em uma avião da Polícia Federal. Um por vez foram sendo colocados em viaturas do DEPEN (Departamento Penitenciário Nacional).
Não houve acesso de jornalistas ao ponto de desembarque. Pelo que se pode observar do lado de fora do aeroporto, pelo menos 14 presos desembarcaram em Campo Grande.
De Manaus, o avião da PF partiu com 17 presos. Não há informações oficiais sobre a quantidade e a identificação dos transferidos para Campo Grande.
Algemados e já uniformizados, cada preso estava acompanhado por um agente penitenciário federal. Cerca de 15 policiais federais acompanharam o desembarque, que terminou por volta das 17h50.
Os presos foram levados para a Penitenciária Federal de Campo Grande, na Avenida Henrique Bertin, Jardim Los Angeles.
Procurado pela reportagem, o Ministério da Justiça disse que, por questão de segurança, irá esperar a consolidação das transferências para informar os destinos dos presos.
Transferência – No total, 17 presos embarcaram em Manaus, com destino a presídios federais que, como já havia sido informado anteriormente, poderiam ser o de Campo Grande ou a Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte.
A operação começou por volta das 2h (4h em Brasília) com o apoio da PM (Polícia Militar) do Amazonas e da Força Nacional.
Os presidiários primeiro foram para o Batalhão de Choque da PM, que fica próximo à BR-174, em Manaus, onde passaram por triagem.
Depois, por volta das 13h30, foram encaminhados para o Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, onde embarcaram para os presídios de destino.
CGNews