Chapadão do Sul será beneficiado com a vinda de mais duas PCH’s (Pequenas Centrais Hidrelétricas) do Grupo Atiaia Energia para o município. As duas usinas somam investimentos superiores a R$ 400 milhões de reais e deverão gerar mais de mil empregos diretos somente na construção das unidades.
A Câmara Municipal teve papel importante na vinda das duas usinas, uma vez que o Presidente Alírio Bacca foi um dos elos entre o Executivo e o Grupo Cornélio Brennand, proprietária da Atiaia Energia, que já possui duas PCH’s no município.
O relacionamento do Presidente Alírio Bacca com o grupo vem de longa data, uma vez que foi responsável pela intermediação de outras PCH’s no município (Buriti e Porto das Pedras), que foram acompanhadas de perto pelo parlamentar que na época exercia o cargo de vice-prefeito. Bacca foi o representante do Executivo para acompanhar todas as obras desde a pré-produção até o início da operação das usinas.
A negociação do Executivo com o grupo garantiu uma redução de 0,5% no ISSQN para a construção das PCH’s, que proporcionarão um aquecimento na economia do município, uma vez que a expectativa é que sejam gerados mais de dois mil empregos indiretos com as obras. O prazo de implantação será de 26 meses aproximadamente.
“Não é só a vinda das usinas, trata-se de todo o processo de construção. São dois anos em que o comércio vai ter um aquecimento significativo, todos os setores serão beneficiados, além dos empregos que serão gerados diretamente”, enfatiza o Presidente Alírio Bacca.
As duas PCH’s serão instaladas no município de Chapadão do Sul, nos Rios Sucuriú e Indaiá, com uma distância aproximada de 2 km entre ambas. A licença ambiental da usina do Rio Sucuriú já foi expedida e deverá ter sua construção iniciada em março de 2018.
Assessoria de Imprensa da Câmara