A Secretaria de Estado de Educação (SED) e a Secretaria Municipal de Educação (SEMED), em regime de colaboração, estão implantando uma nova era para a formação técnica profissional em Chapadão do Sul.
O Centro de Educação Profissional de Chapadão do Sul irá oferecer cursos nas áreas sucroalcooleira, agricultura, eletrotécnica e informática, já a partir de 2018.
Preocupados com a manutenção, segurança e cuidados com a estrutura, a prefeitura e o governo do Estado se uniram em parceria para a gestão compartilhada, utilização dos espaços e adequação das salas, laboratórios, biblioteca, auditório, ginásio coberto, pátio, blocos pedagógicos, enfim buscando recursos necessários nas instalações ainda pendentes, principalmente dos oito laboratórios, que dependem dos recursos federais.
A secretária de Estado de Educação, Maria Cecília Amendola Motta, se comprometeu a agilizar a instalação dos equipamentos e funcionamento dos referidos cursos, bem como nomear um servidor público da rede estadual para responder na Direção do Centro.
Enquanto isso, a Secretaria Municipal de Educação assume a responsabilidade pela segurança patrimonial dos equipamentos presentes no local e do referido prédio, funcionando atividades de administração e gestão até que o Estado possa assumir definitivamente toda a estrutura e funcionamento da mesma.
A Prefeitura de Chapadão do Sul, representado pelo secretário de Educação, Guerino Perius, assumiu as chaves do Centro de Educação Profissional neste dia 21 de dezembro de 2017, para começar a limpeza externa, organização e fomentação das políticas pertinentes à finalidade dessa Escola.
O investimento na construção do prédio, conforme o Governo do Estado, foi de quase 7 milhões de Reais, podendo atender até 1260 alunos nas 12 salas. O terreno onde a Escola está localizada tem as dimensões acima de 24 mil metros quadrados, localizada no cruzamento da Avenida Paraná e Rua Diamante, no Bairro Sibipiruna, no Parque União.
O prefeito João Carlos Krug cobrou ações e agilidade no funcionamento. Para ele (João Carlos), é preciso facilitar o acesso da população a cursos profissionalizantes e técnicos de qualidade, com formação rápida, abrindo novas oportunidades de trabalho para Chapadão do Sul.
Para Guerino Perius, é necessário unir a comunidade, discutir mais opções de cursos em diferentes áreas profissionais, para preparar quem quer iniciar uma carreira profissional ou empreender mudanças e avanços na sua trajetória de trabalho.