Produtores rurais de Chapadão do Sul recebem palestra sobre o cultivo do amendoim na região
Em reunião realizada na noite desta quarta-feira (24), no Sindicato Rural de Chapadão do Sul (MS), produtores rurais receberam informações sobre os benefícios da cultura do amendoim na região.
Vítor Montenegro Wanderley Júnior, diretor do Grupo MGV, colocou a empresa à disposição dos produtores interessados em investir nessa cultura. “Quem tem terra própria, nós damos consultoria, quem não tem, a empresa arrenda, paga o proprietário e cede para o produtor. A MGV corre atrás dos insumos e equipamentos de plantio e colheita, além de garantir a compra do amendoim”, disse o diretor.
Sobre a instalação da indústria em Paranaíba, Vítor afirmou que projeto está em fase avançada e que a implantação terá início no prazo de três meses e no próximo ano já estará recebendo o amendoim.
O consultor agrônomo da MGV, Pedro Faria Júnior, explicou que o amendoim é excelente na correção do solo e ótimo para as terras arenosas encontradas em Chapadão do Sul. “Proporciona enorme melhora no solo. Na área que tem amendoim constatamos aumento de produtividade”, argumentou.
O presidente do Sindicato Rural de Chapadão do Sul, Lauri Dalbosco, disse que no passado os produtores da região que plantaram amendoim tiveram problemas com a empresa, mas que agora a história pode ser diferente. “O pessoal está animado, o amendoim vai bem em terra fraca e favorece a região”, disse, explicando ainda que o fato da empresa ser consolidada e ter uma indústria em Paranaíba transmite mais segurança aos produtores.
A indústria que será instalada em Paranaíba tem capacidade para receber, inicialmente, 1 milhão de sacas, mas com potencial de ampliação para 2 milhões. O grupo colocou a região como promissora na produção de amendoim. Hoje, 90% do amendoim produzido no país está no estado de São Paulo.
O evento, promovido pelo Sindicato Rural, com o apoio da Prefeitura Municipal, contou ainda com a presença dos prefeitos, João Carlos Krug (Chapadão do Sul), Ronaldo Miziara (Paranaíba) e Ivan Xixi (Paraíso das Águas), além do vice-prefeito de Costa Rica, Roberto Rodrigues, do vereador Mika, do Presidente da Câmara, Toninho Assunção, do Superintendente da SEMAGRO, Rogério Beretta e representantes da FAMASUL.
Fonte: JovemSulNews