Prefeitura de Chapadão do Sul lança projeto “Coleta na Escola – Ajude a cuidar do meio ambiente”
Projeto conscientizará comunidade escolar a reciclar e premiará melhores escolas e alunos
A Prefeitura de Chapadão do Sul, por meio de uma parceria entre as Secretarias de Educação e a de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, cria o Projeto “Coleta na Escola – Ajude a Cuidar do Meio Ambiente”, que visa introduzir ações concretas que possibilitem ao jovem a aquisição de conhecimentos e valores, e a formação de atitudes que sustentem sua progressiva inserção nas práticas sociais, lugar de exercício da cidadania.
Assim, entre os principais objetivos do projeto estão:
-propor uma reflexão sobre questões cruciais ligadas à melhoria das condições de vida de toda população;
-promover uma conscientização do aluno em relação ao cuidado com o meio ambiente em que vive;
-levar o aluno a participar de palestras que abordem a temática voltada ao cuidado com o meio ambiente;
-mobilizar a comunidade escolar para que as ações de cuidado com o meio ambiente sejam multiplicadoras;
-oportunizar visitas a pontos de coleta e tratamento dos resíduos coletados (aterros);
-ressaltar a importância de como cuidar do meio ambiente com atitudes simples e práticas;
-distribuir pontos de coletas (gaiolas e ecobags) nas unidades escolares;
-promover o recolhimento de garrafas PET e Latinhas (limpas e destampadas) nas escolas, com a participação direta dos alunos de todas as unidades escolares municipais (escolas de ensino fundamental);
-garantir premiação aos alunos e escolas que mais arrecadarem garrafas PET e latinhas de refrigerante; destinar o material coletado de forma adequada.
Assim, a SEMED será responsável, por meio da conscientização nas unidades escolares com abrangência às famílias e sociedade, em tornar as unidades escolares como ponto de coleta de garrafas pet e latinhas de refrigerante e a gestão dos recursos coletados. Já a SEDEMA será responsável pela apresentação do projeto, distribuição de gaiolas (para armazenamento de garrafas PET e ecobag’s para armazenamento das tampinhas) dos materiais reciclados, coleta semanal, ou ainda, com mais frequência (quando houver necessidade) dos materiais acumulados nas unidades, compactação dos materiais recolhidos em fardos, venda e destinação dos materiais.
Participarão do projeto as escolas Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles, Érico Veríssimo e Escolas do Campo.
Alunos e Escolas
O papel dos alunos será:
-assimilar informação sobre o tema;
-recolher garrafas PET’s e latinhas de refrigerante (limpas e destampadas) e entregar na escola;
-participar da elaboração de um jingle voltado a campanha; participar de palestras e visitas ao aterro do município e multiplicar informações.
Já a escola será responsável por fazer a abertura e apresentação do projeto, ressaltando a importância que cada um tem de cuidar do meio ambiente, do espaço onde vive, de separar, reciclar e destinar de modo correto os materiais coletados; Apresentar todas as etapas do projeto; falar da premiação; controlar a quantidade por aluno de garrafas PET’s e latinhas de refrigerantes recolhidos; organizar atividades para que a ideia seja sempre multiplicada e bem assimilada; promover o concurso do jingle dentro de sua unidade e também formar uma comissão que possa avaliar e eleger o melhor jingle da escola, que será enviado a SEMED para concorrer no município.
Premiação
A premiação acontecerá no dia 23/10/2018, na Praça de Eventos, no aniversário do município, e será classificada em duas categorias: Escola que mais arrecadou e alunos que mais arrecadaram por escola.
A escola que ficar em 1º lugar ganhará um Data Show, o 2º lugar ganhará uma Impressora de Mesa – Epson L210 e o 3º lugar uma caixa de som. Já os três alunos que mais arrecadarem por escola e o ganhador de melhor jingle ganharão celulares.
Assecom