Executivo Municipal de Chapadão do Sul leva Educação Empreendedora a mais de 3,5 mil estudantes
A Educação Empreendedora como ferramenta de transformação social. Em Chapadão do Sul esta ideia já é realidade e beneficia mais de 3,5 mil alunos da rede pública municipal de ensino.
A Prefeitura de Chapadão do Sul e a Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Sebrae/MS e SEDEMA, proporcionam aos estudantes o acesso a conhecimento sobre experiências, técnicas e práticas empreendedoras. Além de auxiliar na preparação para superar problemas, dificuldades e desafios do dia a dia. O empreendedorismo ensinado na escola é um incentivo à geração de empregos, aumento de renda e promoção do desenvolvimento socioeconômico.
Pela parceria com o Sebrae/MS, em Chapadão do Sul os alunos da rede pública municipal de ensino têm acesso a três diferentes projetos de Educação Empreendedora. Um deles, que atende estudantes do 1º ao 9º ano, é o Jovens Empreendedores Primeiros Passos (Jepp).
O Jepp tem uma linha pedagógica que incentiva os alunos a buscarem conhecimento, desenvolver novas aprendizagens e espírito de coletividade. São cerca de 3 mil estudantes atendidos.
Em outro projeto, o Jovem Empreendedor no Campo, os mais de 250 alunos das três escolas do campo (Aroeira, Ribeirão e Pedra Branca) aprendem sobre as competências necessárias para empreenderem projetos sustentáveis, rentáveis e inovadores, contribuindo para a inserção dos jovens no meio rural e gradual transição para uma agricultura renovada.
Já no projeto Crescendo e Empreendendo, o foco são os mais de 300 alunos do EJA (Educação de Jovens e Adultos). Neste curso um dos objetivos é provocar a discussão de temas como trabalho, negócio e empreendedorismo, estimulando o protagonismo juvenil e profissional.
A implantação destas sistemáticas de ensino na rede pública de Chapadão do Sul caminha ao encontro da atual realidade brasileira. Segundo a Pesquisa GEM 2017, do Sebrae, a participação de pessoas com idade entre 18 e 34 anos no total de empreendedores tem crescido, saltando de 50% para 57%, revelando que há cada vez mais jovens buscando informações para abrir seus próprios negócios.