DestaqueSaúde

Hospital Municipal de Chapadão do Sul recebe programa de Desenvolvimento dos Recursos Humanos

Projeto abrange, Administração de Conflitos e de Stress, Inteligência Emocional, Comunicação Eficaz e Motivação

A Secretaria de Saúde de Chapadão do Sul, no desejo de promover a qualidade pessoal e de trabalho de todos os seus servidores do Hospital Municipal, e atendendo à solicitação da Responsável Técnica, Enfermeira Maria Isabel Pallasi, está introduzindo o projeto de desenvolvimento de todo o seu pessoal, com os temas “Administração de Conflitos e de Stress, Inteligência Emocional, Comunicação Eficaz e Motivação”.

O programa conta com total apoio da Secretária de Saúde, Mara Núbia Soares Pereira, e está sendo desenvolvido pela psicóloga Jânia Alves de Araújo, nas dependências do próprio hospital e teve encontros durante toda essa última semana, visando abordar o primeiro tema. “Trata-se de um “espaço-tempo” no qual o servidor reflete sobre a natureza dos conflitos e conhece ou relembra formas adequadas e efetivas de lidar com os mesmos”, informa a psicóloga.

O trabalho visa, ainda, promover maior integração entre a equipe, proporcionando-lhes encontro com servidores de diferentes áreas de trabalho do hospital. A atividade em si é, também, um momento de descontração, por permitir que os participantes “quebrem” sua rotina diária, ao terem uma tarde diferente do seu dia-a-dia, de forma leve e prazenteira. Tudo isso contribui para a diminuição do stress, tema a ser abordado em seguida.

“Administração de Conflitos geralmente é um curso destinado apenas aos altos executivos das empresas. Mas todos estamos sujeitos aos conflitos, seja na nossa vida pessoal, familiar, social ou de trabalho. Por isso quisemos deixar a oportunidade de conhecer melhor o assunto ao alcance especialmente daqueles que trabalham no hospital, local que por suas características pode dar lugar a um grande número de conflitos, agravados pelo stress e tensão ali presentes”,  diz a psicóloga, com relação à escolha do primeiro tema abordado.

“Talvez por esta razão a maioria das pessoas que participou manifestou-se favoravelmente em relação ao programa. Elas têm tido chance de rever algumas posturas, e introduzir mudanças positivas em seu trabalho ou mesmo na sua vida pessoal.”

 

Algumas opiniões sobre o trabalho:

“A proposta do trabalho apresentado vem para fortalecer o trabalho em equipe e para conhecermos novas formas de lidar uns com os outros durante o trabalho ou cotidiano” (Márcio Francisco da Silva, Técnico de Enfermagem, 09/11/18).

“O trabalho de capacitação com a psicóloga foi extremamente produtivo, pois permitiu uma discussão saudável em relação ao trabalho em equipe dentro da instituição, considerando as diferenças de cada um, as vivências e a necessidade de gerenciamento de conflitos para um resultado eficaz para todos os envolvidos, de forma pensada. Além disso, nos proporciona autoconhecimento e verificação do que é necessário mudar em nossas condutas e formas de pensar em relação ao outro e em relação a nós mesmos.” (Iveliz da Conceição Lopes, Enfermeira,).

“Esclarecemos – informa a psicóloga – que durante essa primeira semana os participantes tiveram a oportunidade de vivenciar uma situação hipotética de conflito e analisar como encontravam o consenso. Dentro de quinze dias, teremos novo encontro, no qual analisaremos os métodos praticados até ali e mostraremos outras formas que ainda não foram vislumbradas por eles.”

Para atingir os objetivos do programa, é necessário que todos os servidores participem “Aguardamos a presença de todos, divididos em duas turmas- terça-feira, dia 20 e quarta-feira, dia 21 de novembro, às 13:00 horas, no Anfitetro do Hospital Municipal, para dar continuidade ao programa”.

Fonte: Assecom

Mostrar Mais
EMBUTIDOS

Notícias Relacionadas

Volta para o botão de cima