Nesse sábado (23), às 09h00, a 4ª Companhia Independente de Polícia Militar de Chapadão do Sul atendeu a um pedido de apoio do Corpo de Bombeiros para intervir em uma tentativa de suicídio.
No local, a equipe policial tomou conhecimento de que se tratava de uma pessoa idosa que, de posse de uma arma de fogo, ameaçava ceifar a própria vida.
Empregando técnicas para gerenciamento de situações de crise, as quais adquiridas pelos policiais no 42º curso de Resposta Imediata em Situações Críticas (RISC) ministrado por policiais militares do BOPE, Batalhão de Operações Policiais Especiais, os agentes isolaram o local e, por meio de negociação, verbalizaram com o potencial suicida acometido por desequilíbrio emocional, e que, segundo informações de familiares, não estaria seguindo a prescrição médica para seu tratamento.
Depois de, pacientemente, conversarem com o senhor, a equipe policial obteve sucesso em persuadi-lo a não prosseguir em seu intento. Em seguida, mais calmo, o senhor indicou onde estavam guardadas outras armas de fogo, quais sejam; um revólver Taurus cal.0.38mm, uma carabina Winchester cal.0.44mm e a terceira, uma espingarda de pressão adaptada artesanalmente para o cal.0.22mm, além de cartuchos dos respectivos calibres.
Todo o armamento e os cartuchos foram apreendidos e apresentados na delegacia de polícia civil.
O idoso, de sessenta anos, por sua vez, foi conduzido ao pronto socorro do hospital municipal para atendimento médico, onde permaneceu internado sob a custódia da Polícia Militar.
Fonte: Assessoria de comunicação – 4CIPM