A Prefeitura de Chapadão do Sul vem por meio desta Nota esclarecer algumas questões sobre os cuidados com o Canil Municipal e respectivamente com os animais tratados no local, em resposta aos vídeos e textos que circulam nas redes sociais.
A Prefeitura ressalta que o assunto “animal” é importante ao município e deve ser levado sempre a sério, agradecendo o trabalho das pessoas que lutam em prol da causa animal, entretanto, o Executivo Municipal reitera que os vídeos divulgados não foram colocados em seu verdadeiro contexto e que os responsáveis do Canil Municipal não foram ouvidos.
O abrigo realmente está com lotação máxima e, por isso, o Executivo não mede esforços para a criação do Centro de Controle de Zoonose, que está sendo construído ao lado do Canil Municipal e que levará maior tranquilidade e conforto aos animais alocados no espaço.
Vale ressaltar que o canil abriga dezenas de animais, alguns deles recém-chegados, em fase de recuperação, e é normal que ainda não se alimentem devidamente, até o pleno restabelecimento.
Tendo isso em vista, o responsável pelo canil, o médico veterinário Luiz Fernando Torres, relata que durante todos os finais de semana e feriados o local é visitado por ele e pelos demais funcionários, em dois turnos: pela manhã e à tarde. Assim, como durante os dias de expediente normal, todos os animais ficam em espaços limpos, têm direito a banho de sol e recebem o carinho devido, e o cuidado especial para os que estão doentes.
O Executivo afirma também que nenhum animal fica sem alimento ou recebe ração mofada. Luiz Fernando Torres lembra que na última sexta-feira (1º) o canil recebeu 125 kg de ração, sendo 75 para adultos e 50 para filhotes. O espaço também conta com remédios, vacinas e local para atendimento dos animais. Todos os animais recebem o atendimento necessário, lembrando que a recuperação de cada indivíduo pode ser muito variável.
Conforme divulgado em alguns vídeos, falhas podem ter acontecido, entretanto, não chegaria ao ponto de causar prejuízo a qualquer animal, tendo em vista que uma equipe foi ao Canil pela manhã, 8h, e outra iria no turno da tarde, às 14h. Mas, ressalta que a equipe está trabalhando para averiguar qualquer possível falha na rotina de serviço.
Finalizando, o Executivo Municipal, por meio do Canil Municipal, reitera que está de portas abertas para toda a comunidade, seja para críticas, sugestões e parcerias e que atenderá normalmente a qualquer pessoa que queira conhecer o local durante o horário de expediente, das 7h às 11h e das 13 às 17h.
O Canil também ressalta que a população deve adotar a posse responsável, onde é preciso entender que o animal precisa de cuidados, carinho e atenção. O animal precisa ser levado ao veterinário regularmente, não se pode abandonar cães e gatos nas ruas. Se não há espaço suficiente na casa não se deve adotar um animal. É preciso ter controle sobre a reprodução e evitar crias indesejadas.
Fonte: Assecom