A Secretaria de Saúde de Chapadão do Sul (MS), através do Controle de Endemias, divulga o resultado parcial do trabalho realizado com a aplicação de inseticida nos bairros mais críticos da cidade.
Neste primeiro momento já foram aplicados inseticida nos bairros Planalto, Esperança, Residencial São Pedro, Sibipiruna, Residencial Buritis, e a partir de agora o trabalho terá continuidade nas demais localidades, até atingir 100% do município de Chapadão do Sul.
Antes da viatura passar o fumacê os agentes de endemias estão visitando os domicílios para eliminação de focos, já que as larvas não são mortas pelo inseticida, apenas o mosquito já adulto. Ação também exigirá colaboração por parte da população, que deve tirar 10 minutos por semana para vistoriar seu imóvel. A prevenção ao surgimento do mosquito Aedes Aegypti é a melhor solução.
No período de intensas chuvas o mosquito tem um ciclo de desenvolvimento de cerca de cinco a sete dias entre o ovo e a forma adulta.
Veja algumas dicas importantes para a eliminação dos criadouros:
– Caixas d’água devem estar totalmente vedadas, evitando a entrada e saída de mosquitos;
– Calhas devem ser limpas, sem folhas e sujeira;
– Galões, tonéis, poços, latões e tambores devem sempre estar totalmente vedados;
– Qualquer objeto que acumule água deve ser eliminado: pneus velhos devem ser guardados em locais cobertos, enquanto garrafas vazias precisam ser empilhadas com a boca sempre para baixo;
– Limpe ralos e coloque telas de proteção;
– Até bandejas da geladeira podem virar criadouros, então elas devem estar limpas e secas;
– Jamais coloque água nos pratinhos de vasos de planta; preencha com areia e lave semanalmente estes recipientes;
– Vire baldes e vasilhames da área de serviço de boca para baixo;
– Se você usa lonas para cobrir objetos ou entulho, garanta que elas estejam bem esticadas, evitando a formação de poças;
– Piscinas e fontes devem estar sempre limpas e tratadas com os produtos específicos para isto.
Fonte: Assecom