Fiéis da Paróquia São Pedro Apóstolo, de Chapadão do Sul (MS), comemoram hoje (20 de junho) o dia de Corpus Christi, celebração litúrgica católica que ocorre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade.
Logo após a Santa Missa, celebrada na Igreja Matriz pelo Padre Altair, uma multidão saiu em procissão sobre o tapete construído em torno da Praça de Eventos.
Pastorais da Igreja, escolas e entidades do município participaram da montagem do tradicional tapete e utilizaram, além da serragem de madeira e recortes coloridos, alimentos não perecíveis, roupas e cobertores, que posteriormente serão doados à população carente.
História
A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo remonta ao século XIII. O papa Urbano IV, na época o cônego Tiago Pantaleão de Troyes, arcediago do Cabido Diocesano de Liège, na Bélgica, recebeu o segredo da freira agostiniana Juliana de Mont Cornillon, que teve visões de Cristo demonstrando desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque.
Por volta de 1264, em uma cidade próxima a Orvieto (onde o já então papa Urbano IV tinha sua corte), chamada Bolsena, ocorreu o Milagre de Bolsena, em que um sacerdote celebrante da Santa Missa, no momento de partir a Sagrada Hóstia, teria visto sair dela sangue, que empapou o corporal (pano onde se apoiam o cálice e a patena durante a Missa).
O papa determinou que os objetos milagrosos fossem trazidos para Orvieto em grande procissão em 19 de junho de 1264, sendo recebidos solenemente por Sua Santidade e levados para a Catedral de Santa Prisca. Esta foi a primeira procissão do Corporal Eucarístico de que se tem notícia. A festa de Corpus Christi foi oficialmente instituída por Urbano IV com a publicação da bula Transiturus em 8 de setembro de 1264, para ser celebrada na quinta-feira depois da oitava de Pentecostes.
CLIQUE AQUI e veja a Galeria de Fotos.