DestaquePolítica

Para MP de Chapadão do Sul, a união de forças políticas pode resolver a custódia de presos

Segundo o promotor, policial civil não foi treinado para cuidar de presos

Em mais uma tentativa para solucionar um problema que afeta grande parte das delegacias do Mato Grosso do Sul, em que policiais civis são obrigados a deixar de lado as funções de investigar e solucionar crimes para cuidar de presos em custódia, o representante do Ministério Público Estadual, promotor Dr. Matheus Macedo Cartapatti, usou da Tribuna, durante a Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Chapadão do Sul desta segunda-feira (12), para pedir aos nobres edis a intervenção junto aos deputados, governador do Estado e AGEPEN, providências no sentido de enviar agentes penitenciários para o município.

O desvio de função, segundo o Promotor, é ilegal e, mais do que isso, prejudica em muito a resolução de processos que se acumulam nas delegacias, enquanto policiais dedicam grande parte do seu tempo a cuidar de apenados.

“A vinda de agentes penitenciários trará benefícios para o Judiciário, para a investigação, para a Defensoria Pública no desempenho de seu ofício, para toda a comunidade e, principalmente, para que os policiais civis possam desempenhar a função para a qual eles foram treinados e prestaram concurso”, disse o representante do MPMS.

É fundamental, disse ainda o promotor, a união de forças, principalmente na área política, onde, segundo ele, é que assuntos dessa natureza se resolvem. Pediu encarecidamente aos vereadores para que conclamem o Executivo, as suas bases na Assembleia Legislativa e o Poder Judiciário para a solução desse problema.

“Vamos unir forças para que a custódia de presos cautelares em Chapadão do Sul seja feita por agentes da AGEPEN, já que há esses precedentes em outras cidades do interior”, disse Dr. Matheus, se referindo a municípios do Estado, como é o caso de Caarapó, onde os custodiados ficam sob a responsabilidade da Agência Penitenciária.

Policiais Civis e o Defensor Público, Dr. Hernani Andrade Machado, também acompanharam a sessão desta segunda-feira.

Mostrar Mais

Anuncie Aqui

Notícias Relacionadas

Volta para o botão de cima