Com crescimento populacional de 2,68% em um ano, Chapadão do Sul chega a 25.218 habitantes, segundo a estimativa populacional divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas, IBGE, na última quarta-feira (28).
Com esse novo número Chapadão do Sul que, anteriormente, era 21ª maior cidade do Mato Grosso do Sul, ocupa a 20ª posição, ultrapassando Anastácio. Além disso, o município foi o quarto com maior índice de crescimento, segundo o Instituto, ficando atrás apenas de Itaporã (4%), Sidrolândia (2,82%) e Nova Alvorada do Sul (2,73%).
O prefeito de Chapadão do Sul, João Carlos Krug, comemorou o crescimento populacional do município, mas afirma que a população de Chapadão do Sul é muito maior. “Com os dados que nós temos, que passa desde os números de veículos registrados, alunos matriculados, ligações de água e de energia, até construções de residências, podemos avaliar que nosso município conta com aproximadamente 35 mil habitantes”.
Os dados que colaboram com a afirmação do prefeito João Carlos Krug são:
Mais de 20 mil veículos registrados no Detran de Chapadão do Sul
Aproximadamente 2,7 mil Alvarás e Habite-se para Construção desde de 2017
Aumento de 7,1% da taxa de ligação de energia em 2019
Mais de 9,7 mil ligações de água ativas
O prefeito acredita que o Censo Demográfico 2020 atualizará acertadamente a população de Chapadão do Sul, tendo em vista que a última contagem foi em 2010 e nesses últimos nove anos os números são apenas estimativas. Além disso, ele ressalva que esse número defasado prejudica o município. “O IBGE usa projeções de um crescimento em cima da média do Censo de 201 e esta não é a realidade. Então, isso até nos prejudica, ficamos com fatia menor do Fundo de Participação dos Municípios”, finaliza.
Brasil
O município de São Paulo continua sendo o mais populoso do país, com 12,25 milhões de habitantes, seguido pelo Rio de Janeiro (6,72 milhões de habitantes), Brasília (3,0 milhões) e Salvador (2,9 milhões). Juntos, os 17 municípios brasileiros com população superior a um milhão de pessoas somam 46,1 milhões de habitantes ou 21,9% da população do Brasil.
As estimativas populacionais municipais são um dos parâmetros utilizados pelo Tribunal de Contas da União para o cálculo do Fundo de Participação de Estados e Municípios e são referência para vários indicadores sociais, econômicos e demográficos. Esta divulgação anual obedece ao artigo 102 da Lei nº 8.443/1992 e à Lei complementar nº 143/2013.
Dos 5.570 municípios do país, 28,6% apresentaram redução populacional. Aproximadamente metade (49,6%) dos municípios tiveram crescimento entre zero e 1% e apenas 4,8% (266 municípios) apresentaram crescimento igual ou superior a 2%
Mato Grosso do Sul