Encerrou-se neste domingo (6) o processo para a escolha dos novos Conselheiros Tutelares de todo o país.
Em Chapadão do Sul, com apenas duas urnas em um local somente de votação, menos de 900 eleitores compareceram para votar.
A eleição em Chapadão do Sul não se utilizou de nenhum meio eletrônico, tudo foi feito à “moda antiga”, por meio de cédulas, onde o eleitor tinha o direito de escolher até cinco candidatos.
Assim como a votação, a contagem dos votos também aconteceu de forma manual. A operação, que durou mais seis horas e só acabou por volta da meia noite.
Drª Fernanda Proença de Azambuja, Promotora da 2ª Vara do Ministério Público de Chapadão do Sul, que acompanhou toda a votação e, inclusive a apuração dos votos, falou sobre a complexidade e a longevidade do processo, destacou a maior participação da população, superando a eleição anterior, e elogiou os esforços da Comissão Eleitoral.
“O processo de escolha de conselheiro tutelar foi longo e complexo, os candidatos passaram por várias etapas para ter seus nomes colocados à disposição da população no dia da eleição. Tivemos um número expressivo de votantes, maior do que no pleito passado, o que é um bom sinal, indicativo de que a população vem se conscientizando sobre a importância da participação popular. A apuração prolongou-se durante a noite devido às cédulas de votação serem plurinominais, mesmo assim a Comissão Eleitoral não poupou esforços para concluir a contagem manual”, disse Drª Fernanda.
Aos novos conselheiros a promotora deixou também a sua mensagem. “Aos eleitos, votos de sabedoria e sucesso no exercício da importante função de conselheiro tutelar”, finalizou.
Os novos Conselheiros Tutelares exercerão o cargo pelo período de quatro anos e devem assumir o posto a partir de 10 de janeiro de 2020.
Saiba que são os novos Conselheiros:
Titulares
1º – Andréia Beatriz Layter – 338 votos
2º – Josiane de Lima Urbanek – 306 votos
3º – Fellipe Simão da Rosa – 258 votos
4º – Carolina de Melo Sell – 229 votos
5º – Janaina Lagoin dos Santos – 210 votos
Suplentes
– Fábio Souza Cecato – 206 votos
– Paulo Diogenes Lima de Souza – 194 votos
– Thalia Caverzan – 170 votos
– Valdirene Feliciano dos Santos Belarmino da Silva – 154 votos
– Valeria Aparecida Natis – 122 votos