Chapadão do Sul atinge meta de vacinação contra o sarampo e encerra campanha em 2019
O sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas.
A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina.
Devido ao fato do Brasil estar vivenciando neste momento um surto da doença, no segundo semestre de 2019 o Ministério da Saúde lançou duas campanhas de vacinação contra o Sarampo.
A primeira aconteceu de 7 a 25 de outubro, para crianças de 6 meses a menores de 5 anos, sendo o dia D em 19 de outubro.
A segunda foi de 18 a 30 de novembro, para jovens de 20 a 29 anos, e o dia D em 30 de novembro.
Ambas as Campanhas foram de muito sucesso em Chapadão do Sul. A equipe de Imunização, que engloba vacinadoras de todas unidades de saúde, coordenação e rede frios, trabalhou arduamente a fim de garantir a intensificação da vacinação em toda população, já que a vacina é distribuída para adultos até 49 anos de idade e profissionais da saúde de todas as idades.
O dia 30 foi marcado por uma grande festa organizada pela Secretária Municipal de Saúde, onde além vacinação foram ofertados serviços como Testes Rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e C, orientações de prevenção e saúde bucal e pesagem do bolsa família.
Durante todo o dia os pacientes foram recepcionados pelos Palhaços Patati e Patata e o mascote da vacina Zé Gotinha, com muita pipoca, gelatina, bolo, algodão doce. Além de brinquedos como pula-pula e tobogã, finalizando o dia com apresentação do mágico e do Palhaço Paçoquinha!
“O mais importante é que, com toda essa mobilização, conseguimos atingir a meta de mais de 200% de cobertura vacinal na vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) na idade de 6 meses a 11 meses e 187% entre crianças de 1 a 2 anos”.
Só no dia 30 de novembro foram usadas 101 doses da vacina tríplice viral.
A Secretaria de Saúde agradece a presença da população, a equipe de trabalho (enfermeiras, agentes de saúde, técnicas de enfermagem, auxiliares de serviços gerais), e aos colegas médicos da ESFs que ajudaram a patrocinar o evento.