Com menos de 20 dias de vida o pequeno Luiz Otávio já enfrentou uma grande batalha por sua vida.
No último sábado (11), por volta de 09h00, o casal Mariane Souza Castro e Jouglas Nunes da Silva, pais do Luiz Otávio, compareceu ao quartel do 7° Subgrupamento do Corpo de Bombeiros em Chapadão do Sul, carregando nos braços o filho recém-nascido, desacordado e sem conseguir respirar devido ao entupimento das vias aéreas por líquido.
Demonstrando atenção e preparo, o Bombeiro Militar Paulo Henrique Fazan Rafael imediatamente socorreu o menino, utilizando a técnica adequada para a desobstrução da boca e nariz do neonato que, após dois ciclos do procedimento, voltou a respirar e o tão esperado choro do pequeno foi ouvido.
Após o atendimento emergencial, a criança, já fora de fisco, foi devolvida ao aconchego do colo de sua mãe e ambos transportados pela equipe de serviço ao Hospital Municipal para avaliação médica.
O Corpo de Bombeiros Militar alerta aos pais para que sempre tenham atenção especial aos bebês. Neste caso, segundo relato da mãe, o bebê não havia arrotado após a amamentação e dormiu logo em seguida. Outro fator que colaborou na obstrução do menino foi a significativa quantidade de secreção presente nas vias aéreas.
Essa história não terminou em tragédia graças à atenção da mãe, que rapidamente identificou os sinais de que o menino não estava bem (ausência de choro, tonalidade arroxeada da pele, a falta de resposta aos estímulos), e a ação de seu companheiro que prontamente levou a criança até o socorro especializado.
O Corpo de Bombeiros Militar está pronto para agir em prol da população, como este caso demonstrou, e, em qualquer sinal de perigo, deve ser acionado pelo número de emergência 193.
Participaram ainda desta ação os Soldados Sidney, Jorge e Deip.
Bombeiro salva a vida de recém-nascido engasgado com líquido
O caso aconteceu no quartel do 7º SGBM, em Chapadão do Sul (MS), no sábado, 11 de janeiro de 2020.
Posted by Diário Chapadense on Monday, January 13, 2020
Fonte: Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros