Após polêmicas envolvendo a gestão da saúde pública no município de Costa Rica, durante este período de pandemia do coronavírus (Covid-19), o delegado da Polícia Civil, Alexandro Mendes de Araújo, divulgou vídeo pedindo para que a população se acalme. “Não há motivos para pânico”, disse a autoridade policial, defendendo a competência dos profissionais que compõem a Secretaria Municipal de Saúde.
O vídeo parte a respeito de alegações feitas por profissional da saúde que alegou publicamente haver problemas na forma como os pacientes têm sido tratados, e que alguns casos não têm sido investigados da forma correta. Tais alegações foram alvo de resposta pública dada pelo prefeito Waldeli dos Santos Rosa e agora pelo delegado.
Alexandro explicou que, durante plantão na semana passada, recebeu o médico para atendimento de uma ocorrência e, ao final, entendeu que houve um mero desacordo entre as partes envolvidas e que não seria necessário boletim de ocorrência. Em seguida, foi feita a denúncia apontando suposta falta de notificação de casos de coronavírus.
“Desde sexta-feira passada, medidas têm sido adotadas. Peço a você cidadão costarriquense: as palavras de ordem que invoco neste momento são bom senso e serenidade”, explicou. Ele afirma na gravação que está há mais de cinco anos no município, trabalhando de forma independente, respeitando as demais instituições e hierarquias.
Além disso, destacou o trabalho desempenhado pela secretária de Saúde Adriana Tobal, sanitarista há 32 anos, pela médica cardiologista Vanessa Piovezan, chefe do comitê de enfrentamento ao coronavírus, e pela diretora da Fundação Hospitalar, Fernanda Berigo. “São pessoas que estão aqui há mais de dez anos e ostentam vida de responsabilidade para com a saúde pública”.
Por fim, afirma que a Saúde do município não está largada e que não há motivo para os moradores se preocuparem.
Fonte: MSTodoDia