Alvo de um ciberataque atribuído a hackers, a Energisa segue há mais de cinco dias sem grande parte de seus canais virtuais de atendimento disponíveis à população. O problema teve início na quarta-feira (29) e, desde então, apenas os atendimentos pelo call center e via WhatsApp, pela atendente virtual Gisa, seguem disponíveis.
Ainda na quarta-feira, a Energisa, em nota, admitiu o ataque cibernético, iniciado na madrugada daquele dia. Conforme a empresa, criminosos tentaram invadir os sistemas de informática da empresa, que opera como distribuidora de energia em Mato Grosso do Sul e mais 10 Estados –Minas Gerais, Paraíba, Sergipe, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Tocantins, Paraná, São Paulo, Rondônia e Acre, com 7,7 milhões de unidades consumidoras.
A empresa informou que os sistemas que garantem o suprimento de energia não foram afetados. Em seu site, a distribuidora comunica que enfrenta problemas técnicos nos servidores e, com isso, “os sistemas de atendimento ao cliente estão temporariamente indisponíveis”. Equipes de Tecnologia da Informação atuam para resolver o problema.
Ao Jornal Midiamax, a concessionária disse que já informou as autoridades e trabalha com especialistas em segurança da informação para resolver o caso, afastando danos ao sistema de informações ou ao fornecimento de energia.
Ainda conforme a empresa, “por medida de segurança”, alguns sistemas forma desligados –como o aplicativo Energisa ON e o site, onde são fornecidos serviços como emissão de segunda via de contas. “A empresa está trabalhando ininterruptamente e espera voltar à normalidade o mais rápido possível”, destacou, em comunicado.
“Todas as providências para apurar esse ato criminoso estão sendo tomadas”, reiterou a Energisa, que, a fim de não prejudicar as investigações, relatou não ser possível comentar os detalhes do episódio, “que são mantidos em sigilo”. “A empresa dispõe de procedimentos segurança e que mantém nos seus cadastros apenas as informações essenciais para a prestação do serviço de fornecimento de energia a sua base de clientes”, salientou.
O call-center da Energisa atende pelo telefone 0800-722-7272, enquanto a atendente virtual no WhatsApp funciona pelo número (67) 99980-0698.
Fonte: Midiamax