Infelizmente ainda é comum a ocorrência de queimadas nesta época do ano, causadas, principalmente, por fatores climáticos como vento, calor, baixa umidade do ar e pela irresponsabilidade de algumas pessoas.
Uma queimada traz sérios prejuízos não somente à flora e fauna, mas à qualidade do ar, ocasionando com isso sérios problemas de saúde à população.
Nas áreas urbanas as queimadas ocorrem, geralmente, de forma acidental ou criminosa. A queima do lixo doméstico, aliada ao clima seco e com a ajuda dos ventos, comum nesta época do ano, pode se transformar em uma verdadeira catástrofe.
Em Chapadão do Sul o Corpo de Bombeiros, com o apoio da Prefeitura Municipal, promove uma campanha com o objetivo de conscientizar a população sobre o perigo e os malefícios dessa prática, não somente ao meio ambiente, à saúde humana e à economia, mas também para o “bolso” de quem for pego ateando fogo sem autorização.
A SEDEMA, após receber a denúncia, aplicará multas que variam de R$ 1.340 a R$ 1.675, e o incendiário que for pego em flagrante poderá ser preso e responder processo por crime ambiental e contra a saúde pública.
Todo cidadão pode e deve colaborar, denunciando qualquer tipo de queimada. Para isso estão disponíveis os telefones 193 e 0800 647 0162 do Corpo de Bombeiros.
“Vamos apagar esse péssimo hábito”.