O tema dos Festejos Farroupilhas deste ano tem por objetivo homenagear e observar a amplitude que a cultura gaúcha alcança por meio do cultivo das tradições sulistas.
“Gaúchos sem Fronteiras” pretende retratar a história de homens e mulheres que, além das divisas e fronteiras do Rio Grande do Sul, continuam a vergar sua pilcha, tomar seu chimarrão e participar de manifestações culturais, seja por meio da música, da literatura, da dança, ou apreciando um bom churrasco.
O tema homenageia uma peculiaridade do povo gaúcho, que é de espalhar-se geograficamente pelo Brasil e pelo mundo, sem perder suas raízes culturais. Mas vai além. Faz alusão aos gaúchos e gaúchas que se tornaram vetores de propagação das manifestações culturais gaúchas na gastronomia, arte, turismo, literatura, arquitetura, música, dança e todas as vertentes que representam o patrimônio cultural do Rio Grande do Sul.
E, por isso, a ATVA, Associação Tradicionalista Venâncio-airense, de Venâncio Aires (RS), vai homenagear neste ano o casal sul-chapadense Darlani e Rosa Rauber, membros atuantes do CTG Cultivando a Tradição e da atual patronagem.
Darlani e Rosa casaram-se no ano de 1991 e desde muito novos, ainda nos tempos de namoro, começaram a participar das entidades tradicionalistas do Rio Grande do Sul, especialmente de Venâncio Aires e da vizinha Santa Cruz do Sul, berço do maior festival da tradição gaúcha, e depois em Chapadão do Sul.
Com um currículo de fazer inveja a qualquer tradicionalista, Darlani e Rosa muito têm feito pela cultura gaúcha e, especialmente, pelo CTG Cultivando a Tradição. Técnicos em Enfermagem, exercem com muita dignidade essa belíssima profissão no Hospital Municipal de Chapadão do Sul e conseguem, sempre com dedicação e amor, participar ativamente do CTG.
“Desde muito nova participava do CTG Erva Mate, quando começamos a namorar entramos no CPF Terra de um Povo, a convite de Jurandir Piegas Araújo, onde conhecemos Nilo Soares e Liliane Bastos e começamos grandes amizades, dentre as quais a família Carvalho que nos convidou a fazer parte do início do CTG Chaleira Preta”, relata Rosa.
Passando a cultura às futuras gerações
Darlani e Rosa foram instrutores de Danças Gaúchas de Salão e deram aulas em diversos lugares, seja na cidade ou mesmo no interior, como Linha Arlindo, Centro Linha Brasil, Vila Palanque, Gigante da Travessa, Olavo Bilac, Grão Pará, entre outros.
“Nesse meio tempo participamos da invernada Xiru do CPF Terra do Chimarrão, da comunidade Santana de Santa Tecla. Fizemos parte também dá invernada de danças Chilenas de Prata e também do CTG de Passo do Sobrado. Quando nos mudamos para Santa Cruz, fizemos parte do CTG Rincão da Alegria e CTG Lanceiros de Santa Cruz”, conta Rosa, sempre em nome do casal.
A mudança
Em 2008 a família Rauber se muda para Chapadão do Sul, por motivos de trabalho.
Como já conheciam várias pessoas, logo começaram a fazer parte do CTG Cultivando a Tradição.
No decorrer dos anos, as duas filhas, Doda e Dora, foram prendas da entidade e a mais velha, Doda, foi prenda do Estado de Mato Grosso do Sul, sempre procurando manter as tradições e os ensinamentos aprendidos na infância.
O recebimento da notícia da homenagem
“Foi com enorme emoção que recebemos a notícia, por meio de um telefonema, ontem à noite.
Estávamos em família, com as filhas, genro e neto, quando o telefone tocou e, no decorrer da conversa, as lágrimas começaram a brotar dos olhos.
Ficamos imensamente agradecidos, porque o Tema da Semana Farroupilha desse ano, “Gaúchos Sem Fronteiras”, quer resgatar a vivência de pessoas que saíram do Rio Grande do Sul e continuam espalhando o tradicionalismo aonde foram morar e fixar residência. E é exatamente o que acontece conosco. A nossa cultura é tão apaixonante que, mesmo longe do pago, não conseguimos deixar de amar nossas origens e com isso tentamos cultivar essa essência nos corações dos amigos que conhecemos aqui.
E com certeza iremos enaltecer muito o nosso CTG Cultivando a Tradição, o nosso MTG-MS e com isso a cidade de Chapadão do Sul”, declarou Rosa, muito emocionada.
Atualmente Rosa é Prenda Xirú do CTG Cultivando a Tradição e, junto com o marido Darlani, faz parte da atual patronagem.
A história em imagens.