
O primeiro dia do novo Decreto Estadual de enfrentamento à Covid-19 em Mato Grosso do Sul foi marcado pela fiscalização por parte da Vigilância Sanitária e das Polícias Militar e Civil em Chapadão do Sul. Foram fiscalizados dezenas de locais na cidade, sendo que em pelo menos quatro foram tomadas medidas mais enérgicas.
Na Avenida Goiás, uma festa onde, aproximadamente, 40 pessoas se aglomeravam sem nenhum tipo de protocolo contra a Covid-19, fiscais da vigilância sanitária e policiais interditaram o evento e notificaram o proprietário que deverá receber um auto de infração.
As outras ações foram em dois comércios, da Avenida Goiás e Rua Treze, onde as autoridades constataram que os estabelecimentos não essenciais permaneciam abertos, mesmo após o toque de recolher. Os estabelecimentos foram fechados no momento da fiscalização, mas, por não haver aglomeração e por ser o primeiro dia do decreto, não serão interditados por sete dias.
Outra intervenção foi na Praça de Eventos, no centro da cidade, onde populares foram advertidos para que não permanecessem no local e respeitassem o toque de recolher, às 20 horas. Ninguém foi autuado e, logo após o horário determinado não havia mais ninguém no local.
Toque de Recolher
O novo toque de recolher começou neste domingo (14) e segue até o dia 27 de março, em um período de 14 dias previsto no Decreto Estadual. Durante este período, entre as 20h e 5h00 somente podem funcionar os serviços de saúde, transporte, alimentação por meio de delivery, farmácias e drogarias, funerárias, postos de gasolina e indústrias, assim como todos aqueles considerados essenciais.
Aos sábados e domingos, os serviços que não são classificados como de natureza essencial terão regime especial de funcionamento. Só poderão abrir e atender o público entre 5 e 16 horas. Os estabelecimentos devem funcionar no máximo com 50% de sua capacidade, seguindo ainda outras medidas de biossegurança, como o distanciamento social de um metro e meio entre as pessoas.
Denúncias
As denunciais devem ser realizadas à Polícia Militar e à Vigilância Sanitária. O telefone da PM é o 190, e o plantão da Vigilância Sanitária é o (67) 9 9967-1902.
Fonte: Assecom