Como forma de contribuir para o desenvolvimento social no município, a Biblioteca do SESI Indústria do Conhecimento de Chapadão do Sul desenvolveu a ação social “SESI vai até você” e levou aulas de artesanato e empreendedorismo para mulheres da comunidade.
Por meio de uma oficina de arte realizada na Secretaria de Cultura do município, as monitoras da biblioteca compartilharam conhecimentos sobre a produção de artesanatos utilizando telhas, pinturas em PVA, colagem e cabaças para produzir objetos de decoração artesanal.
A monitora da Biblioteca do SESI Indústria do Conhecimento de Chapadão do Sul, Márcia Cristina Ramos, falou sobre a experiência de poder compartilhar conhecimento com as famílias. “É gratificante poder compartilhar um pouquinho do que sabemos sobre empreendedorismo neste momento em que estamos vivendo. Momento que precisamos acolher e estar mais presentes com as crianças. Os trabalhos manuais são ótimos para isso, porque ajudam a cada uma a enxergar seu potencial e acreditar no seu crescimento”.
Com muita criatividade e técnica, as alunas desenvolveram lindas peças de artesanato que foram apresentadas também como uma opção de renda extra com a venda dessas peças. Quem participou da oficina como Almira Carnelheiro de 60 anos aprovou a iniciativa. “Que maravilhoso esse projeto. Estou realizando um sonho de aprender trabalhos manuais”.
Para muitas mulheres, o curso abriu as portas para a independência, aprender uma profissão e quem sabe conseguir manter uma renda com a venda das peças produzidas. Ou até a chance de aprender algo novo para depois repassar para outras pessoas, como é o caso da professora Luciana Ramos, de 53 anos, que também participou da oficina. “Eu nunca tive a oportunidade de fazer um curso desse nível e agora deu certo. Vou transmitir tudo que estou aprendendo para meus alunos”.