Chapadão do Sul – CRAS Cerrado retoma as oficinas de artesanato
A Prefeitura de Chapadão do Sul, por intermédio da Secretaria de Assistência Social/CRAS Cerrado, iniciou na tarde desta segunda-feira (30) a oficina de artesanato de ponto oitinho e vagonite decorativo, com carga horária de 32 horas. Os encontros acontecerão todas as segundas-feiras à tarde, das 13h00 às 17h00, no salão de atividades do CRAS Cerrado.
A abertura contou com a presença da secretária Municipal de Assistência Social, Maria das Dores, da coordenadora da Proteção Social Básica e Especial, Fabíola Córdova, da coordenadora do CRAS Cerrado, Márcia Maria da Costa Lopes e da instrutora da oficina, Mariza Odete da Cruz.
A equipe gestora deu boas vindas às participantes e ressaltou a importância das oficinas como espaço de aprendizado, troca de experiências e o fortalecimento dos vínculos comunitários. Lembrou ainda que as oficinas retomaram com um número reduzido de participantes devido à pandemia.
A secretária de Assistência Social, Maria das Dores, falou da importância da retomada dos cursos e lembrou que foi um dos pedidos na pré-conferência. Ressaltou que essas atividades são de grande valia para a vida delas além de complementar a renda familiar. “Durante a pandemia os trabalhos artesanais oferecidos pela secretaria nos CRAS “salvaram” a renda de muitas famílias”, afirmou.
Maria das Dores ressaltou também: “É muito importante o artesanato como terapia, indicada por médicos, após ter passado por algum trauma pessoal”.
Sobre a vacina, a secretária reforçou a importância da imunização contra a Covid-19. “Temos que estar protegidos para proteger também a quem amamos e ao nosso próximo. Sem a vacina não se pode participar de grupos em geral”.
Foi feito neste primeiro encontro o contrato grupal com as participantes, destacando a importância da pontualidade e assiduidade durante a oficina e do comprometimento com a vaga que lhe foi disponibilizada.
As oficinas têm papel importante como espaço de convivência e fortalecimento de vínculos comunitários. Todo material utilizado nas aulas será oferecido gratuitamente pela municipalidade e no final as participantes ganham metade do que confeccionaram e a outra metade fica para as exposições que serão feitas posteriormente pela Secretaria Municipal de Assistência Social.
Fonte: Assecom