O CTG Cultivando a Tradição encerrou com chave-de-ouro as festividades da 35ª Semana Farroupilha.
Após 16 dias de atividades culturais e gastronômicas, com a participação de alunos da Rede Municipal de Ensino, por meio de parceria com a Secretaria de Educação e Cultura, empresas, entidades e famílias do município, foi extinta neste domingo (26) a Chama Crioula, que permaneceu acesa durante todas as festividades de 2021 e, ao som dos Hinos Nacional Brasileiro e Rio-Grandense, foram arriados os pavilhões, com a presença dos tradicionalistas, José Garcia, Elo Ramiro e Onéia Loef (família homenageada), Gerson e Ana Schwengber (Patrões do CTG), Joélita Martins (Diretora de Cultura do CTG) e Carlos Lauter. O Patrão Gerson Schwengber e o pioneiro Elo Ramiro Loeff apagaram a Chama Crioula.
Na sexta-feira (24) um show com o Canto Terra e Trem Pantaneiro trouxe de volta o tão apreciado arrasta-pé. Os mais aficionados pelas danças de salão não perderam tempo e, ao som da boa música sul-mato-grossense, dançaram até o dia raiar.
Antes, porém, alunos da APAE, no papel da família Loeff, contou em breve relato a história dos pioneiros. A homenagem e a encenação terminou com o bom e animado baile gaúcho.
O jantar mineiro, especialmente preparado pela APAE, contou ainda com a ilustre presença da deputada federal Rose Modesto, que compareceu acompanhada de correligionários e autoridades políticas locais.
No domingo (26), 35 costelões (a mesma idade do CTG) foram ao fogo ainda de madrugada. Ao meio dia o público já lotava as dependências do CTG para se deliciar com o suculento churrasco, ao som da boa música de artistas locais como, João dos Santos, Ricardo Lupatini, Léo Borges e Marcos Oliveira.
A tarde esteve reservada para as emoções das homenagens. O casal Elo Ramiro e Onéia Loeff, família homenageada da Semana Farroupilha, recebeu um troféu como recordação, o mesmo aconteceu com a presidente da Câmara Municipal, a vereadora Alline Tontini que, ao fazer uso da palavra, parabenizou toda a patronagem e colocou o Legislativo Municipal, dentro do possível, a serviço do CTG Cultivando a Tradição.
Os Patrões do CTG, Gerson e Ana Schwengber, dignos de todo respeito e admiração, também foram presenteados e elogiados pelo compromisso assumido de, durante toda a pandemia, não deixar a entidade fechar as portas mesmo diante de tantas dificuldades, especialmente financeiras. O ato heroico da patronagem serviu de exemplo a outros CTGs do Estado que, por falta de iniciativa e perseverança, acabaram por sucumbir.
Gerson e Ana não contiveram as lágrimas ao ouvir a narrativa de seus feitos frente à entidade, superando um a um os obstáculos e, finalmente tendo esse trabalho reconhecido por toda a sociedade sul-chapadense que compareceu e prestigiou cada um dos eventos especialmente preparado para essa volta às atividades.
Toda a equipe que trabalhou durante a Semana Farroupilha aproveita agora para repor as energias e volta as atenções para o próximo grande evento, que é o show/baile com Baitaca e o Grupo Fundo da Grota, no dia 29 de outubro, no Salão Paroquial.