“Percevejo-Castanho-da-Raiz” foi tema de palestra aos associados da AMPASUL
No dia 23 de novembro aconteceu no Centro de Eventos da Ampasul uma palestra, que teve como tema “Percevejo-Castanho-da-Raiz”, praga de grande importância na cotonicultura e que vem causando danos bastante expressivos nos algodoeiros da Região do Cerrado.
A palestra foi ministrada pela pesquisadora, a Engenheira Agrônoma Drª Lúcia Vivan, da Fundação MT, que explanou seus conhecimentos sobre o inseto, explicando suas características morfológicas, culturas de melhor adaptação da praga, e o manejo mais assertivo.
Através das pesquisas realizadas pela Engª. Agrônoma, percebeu-se que o Percevejo-Castanho-da-Raiz não tem boa adaptação à planta de algodão, visto que quando é cultivado algodão sobre resteva de algodão a população do inseto diminui consideravelmente, sendo eliminada ao longo dos anos.
Outro fator de grande importância no manejo é a cobertura utilizada na área em que o algodão será instalado, uma vez que podem favorecer o inseto. Uma opção citada por Vivan, foi a utilização da Crotalária no sistema de produção, visto que a planta também é desfavorável para a praga, além de oferecer ótimas condições de nutrientes para a cultura sucessora.
Fonte: Ampasul