A Prefeitura de Chapadão do Sul, através da Secretaria Municipal de Saúde e da Vigilância Epidemiológica, convoca todos os munícipes acima de seis meses de idade, que não tomaram a vacina contra a gripe na Campanha de 2021, a receber o imunizante neste começo de 2022.
Até o momento, o município tem dois casos de Influenza H3N2. O subtipo H3N2 do vírus influenza está provocando surtos atípicos de gripe em dezenas de cidades brasileiras, depois de promover uma epidemia no Rio de Janeiro.
No estado de Mato Grosso do Sul, já foram confirmados 3 óbitos por H3N2. No dia 31 de dezembro tivemos o primeiro caso confirmado da doença em nosso município, trata-se de uma mulher de 28 anos que teve contato com paciente confirmado na cidade de Rondonópolis (MT). Hoje dia 3 de janeiro, confirmamos o segundo caso, paciente do sexo masculino com 23 anos, que esteve em viagem ao Maranhão.
Provavelmente a doença tenha se espalhado devido a dois fatores: à baixa adesão à vacina da gripe e ao relaxamento das medidas que estavam sendo tomadas para frear o coronavírus, como o uso de máscaras, distanciamento social, uso de álcool em gel, entre outros.
Por isso, a Secretaria de Saúde ressalta que a vacinação contra a Influenza continua diariamente em todas as ESF’s de nosso município. Qualquer pessoa acima de 6 meses de vida pode receber o imunizante, ressaltando que são para as pessoas que não receberam o imunizante durante a campanha contra a Influenza de 2021.
Conhecer os sintomas dessa nova gripe e saber como diferenciá-la da Covid-19 é importante para entender o avanço dos dois vírus e buscar o tratamento correto.
A infecção causada pelo H3N2 gera sintomas respiratórios clássicos, como mal-estar intenso, e é mais perigosa para idosos, crianças, gestantes e portadores de comorbidades.
Para impedir que ela avance e concorra com a Covid-19, é necessário que a população volte às medidas restritivas, como o simples uso da máscara, do álcool em gel, melhore o distanciamento social e intensifique as ações de vacinação contra a Influenza, para tanto todas as seis unidades de saúde de Chapadão do Sul contam com doses de vacina da Influenza/gripe para quem não teve a oportunidade de tomar ainda em 2021. Quem já recebeu pelo menos uma dose da vacina da gripe em 2021 não é necessária outra dose.
Em nosso município não alcançamos meta no grupo de idosos e professores, pois no momento estávamos vacinando contra a COVID e a população deixou de se vacinar contra a gripe.
Fonte: Assecom Prefeitura