A Prefeitura de Chapadão do Sul, através da Secretaria de Saúde e do Controle de Endemias, alerta à população sul-chapadense quantos aos cuidados que todos devem ter para eliminar o mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika.
Com o foco totalmente voltado para o controle da pandemia, os cuidados em relação à dengue caíram drasticamente. O isolamento social é uma das principais medidas para prevenir a COVID-19 e o H3N2, porém, mesmo dentro de casa outra ameaça continua rondando a população, o mosquito Aedes Aegypti.
No período de 3 a 12 de janeiro de 2022 foram recolhidas pelos agentes de endemias mais de 50 amostras de larvas. É importante salientar que todos esses focos foram encontrados em residências habitadas.
O Controle de Endemias realiza constantemente o controle mecânico através das visitas domiciliares e, em parceria com o controle mecânico, está sendo realizado também o controle químico através da UBV pesada (Fumacê), mas vale lembrar que sem a colaboração da população todos os esforços se tornam em vão.
O Aedes Aegypti se prolifera ao depositar seus ovos em locais com água parada, como pneus, garrafas, vasos de plantas, bebedouros de animais, entre outros. O Aedes não se reproduz apenas em água limpa, já se adaptou ao ambiente urbano, reproduzindo também em água suja.
Assim como a Zika e a Chikungúnia, doenças que também são transmitidas pelo vetor, a dengue não possui vacina ou tratamento específico. Com hábitos simples podemos mudar nossa sociedade.
Cuidados Básicos contra o mosquito
– Verificar se a caixa d’água está bem tampada;
– Deixar as lixeiras bem tampadas;
– Colocar areia nos pratos de plantas;
– Recolher e acondicionar o lixo do quintal;
– Limpar as calhas;
– Cobrir piscinas;
– Tapar os ralos e baixar as tampas dos vasos sanitários;
– Limpar a bandeja externa da geladeira;
– Limpar e guardar as vasilhas dos bichos de estimação;
– Limpar a bandeja coletora de água do ar-condicionado;
– Cobrir bem a cisterna;
– Cobrir bem todos os reservatórios de água.
Fonte: Assecom Prefeitura