Nesta sexta-feira (21) teve início o Programa Opera MS, uma parceria do Governo do Mato Grosso do Sul com 39 hospitais do Estado. Um deles, o Hospital Municipal de Chapadão do Sul, realizou a primeira cirurgia, de hernioplastia inguinal.
Ao todo, 95 procedimentos cirúrgicos estão pactuados nesta parceria, sendo os principais: colecistectomia, colecistectomia por videolaparoscopica, hemorroidectomia, hernioplastia inguinal (bilateral), hernioplastia umbilical, hernioplastia epigástrica, hernioplastia incisional, hernioplastia ING/Crural Unilateral e hernioplastia recidivante, além de 66 tipos de exames de média e alta complexidade.
Assim, os pacientes continuarão a ser atendidos aos longos dos próximos meses, conforme a demanda. Os pacientes atendidos neste projeto serão do município e referenciados pelo Estado. Todos os procedimentos serão bancados, integralmente, com recursos próprios do Estado e não deve afetar os atendimentos de urgência e emergência na rede pública de saúde.
A secretária de Saúde, Valéria Lopes, ressalta a parceria entre o Governo do Estado com o Executivo municipal que leva mais saúde a nossa população. “Com os esforços somados da Secretaria Estadual e Secretaria Municipal de Saúde quem sai ganhando é a nossa população. Continuamos com as operações de emergência normalmente e também contaremos com as cirurgias eletivas”, finaliza.
Fonte: Assecom Prefeitura