A Prefeitura de Chapadão do Sul, através da Secretaria de Saúde e da Vigilância Epidemiológica, recebeu nesta sexta-feira (18) uma câmara refrigerada para armazenamento de imunobiológicos.
O Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde – PQA-VS compõe o conjunto de iniciativas do Ministério da Saúde para o aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde (SUS), voltadas para a garantia do acesso integral a ações e serviços de qualidade, de forma oportuna, contribuindo para a melhoria das condições de saúde da população, para redução das iniquidades e para a promoção da qualidade de vida dos brasileiros.
Para tanto, o Ministério da Saúde lança mão de metas as quais os municípios devem cumprir, sendo uma delas que diz respeito à vacinação de crianças menores de 1 ano de idade.
Portaria 1.520 de 30 de maio de 2018:
- Meta: 100% das vacinas selecionadas com cobertura vacinal de 95% de crianças menores de 1 ano de idade – Pentavalente (3ª dose), pneumocócica 10-valente (2ª dose), Poliomielite (3ªdose) – e para crianças de 1 ano de idade – Tríplice viral (1ª dose).
Indicador: Proporção de vacinas selecionadas que compõem o Calendário Nacional de Vacinação para crianças menores de 1 ano de idade (Pentavalente – 3ª dose, Poliomielite – 3ª dose, pneumocócica 10 valentes – 2ª dose) e para crianças de 1 ano de idade (tríplice viral – 1ª dose) – com coberturas vacinais preconizadas.
Os municípios que em 2018 alcançaram a meta acima de 100% de cobertura vacinal foi contemplado pelo Ministério da Saúde com 01 câmara refrigerada para armazenamento de imunobiológicos, e sendo assim Chapadão do Sul cumprindo com meta da vacinação, recebeu a sua câmara refrigerada.
Chapadão do Sul já conta com 5 câmaras refrigeradas, sendo 5 Unidades de Saúde da Família contempladas com o equipamento para armazenamento dos imunobiológicos, e essa nova câmara vem para atender a Rede de Frios que armazena todo o estoque do munícipio.
Em 2021 Chapadão do Sul, mais uma vez, a Equipe de Imunização das Unidades Estratégias Saúde da Família, mais atingiu a meta. Apesar de 2021 ter sido um ano atípico, com toda equipe trabalhando incansavelmente para vacinar a população contra a COVID-19, os técnicos de enfermagem e enfermeiros dos ESF e Hospital Municipal não deixaram de lado a vacinação de crianças menores de 1 ano de idade, e sendo assim alcançamos mais de 100% em algumas vacinas ditas prioritárias: