Prefeito de Chapadão do Sul participa da entrega de equipamentos para a agricultura familiar
Com investimento de R$ 31,3 milhões, o governador Reinaldo Azambuja entregou 363 equipamentos agrícolas para os 79 municípios do Estado. Os prefeitos destacam que esta ação vai apoiar e fortalecer a agricultura familiar no Estado.
“As prefeituras receberam caminhões, maquinários, tratores, implementos, que vão ajudar no período de seca e assim atender o pequeno produtor, os assentamentos e aldeias indígenas”, descreveu Valdir Couto Júnior, prefeito de Nioaque e presidente da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul).
O prefeito de Chapadão do Sul, João Carlos Krug, esteve presente na solenidade de entrega. O investimento é uma parceria entre o Governo do Estado do Mato Grosso do Sul, Bancada dos Deputados Federais e Governo Federal. O evento aconteceu no pátio do Cepaer (Centro de Pesquisa e Capacitação da Agraer).
Na oportunidade, João Carlos Krug destacou que estas ações incentivam os municípios a cada vez mais apoiar os agricultores familiares e assim melhorar as condições de produção. “Com equipamentos, maquinários e incentivos a vida no campo vai melhorar. O governo vem fazendo algo positivo para apoiar este setor”.
O governador Reinaldo Azambuja explicou que muitos equipamentos já foram adquiridos e que o Estado aguarda a entrega pelas fábricas. “Nós vamos investir em 3.800 equipamentos como esses. Com esses 380 (considerando os 17 entregues no último dia 8 em Nioaque), vamos chegar perto de 3 mil e ainda tem mil que serão entregues ao longo de 2022. Tem mil equipamentos comprados que nós estamos esperando serem entregues porque as fábricas não estão dando conta. São caminhões, pás-carregadeiras, poclaines, retroescavadeiras, carretas, tratores e um monte de equipamentos”, disse Reinaldo Azambuja.
A ministra Tereza Cristina destacou que MAPA e Mato Grosso do Sul não fazem uma diferenciação entre as agriculturas de precisão e familiar. “Nós temos uma política única para toda a agricultura do Estado”, disse.