Ponto de Atendimento Virtual da Receita Federal realiza mil atendimentos nos primeiros quatro meses de 2022
O Ponto de Atendimento Virtual (PAV) da Receita Federal realizou, de janeiro a abril, aproximadamente mil atendimentos aos munícipes de Chapadão do Sul e municípios vizinhos.
O posto realiza serviços como:
– alteração e/ou atualização dos dados cadastrais CPF;
– impressão do comprovante de inscrição CPF;
– consulta e impressão de Certidão Negativa de Débitos relativos a Créditos Tributários Federais e à Dívida ativa da União – CPF e CNPJ;
– negociações/parcelamentos;
– emissões de DARF;
– acesso ao e-CAC (plataforma digital Receita Federal);
– consulta pendências/situação fiscal de PF e PJ;
– consulta restituição e situação da declaração IR;
– protocolos;
– atendimento orientado e demonstração obtenção dos serviços disponibilizados no e-CAC;
– atendimento orientado para obtenção de informação e esclarecimento de dúvidas;
– orientação acerca da regulamentação da Declaração de Imposto de Renda 2022.
O PAV atende todo o município de Chapadão do Sul e região e o objetivo é fornecer os serviços da Receita Federal de forma gratuita, sem a necessidade do contribuinte se deslocar até uma agência, como Campo Grande ou Três Lagoas.
Para que qualquer atendimento presencial seja realizado não é necessário agendamento. Basta o contribuinte comparecer até o Posto de Atendimento com seus documentos pessoais e solicitar o serviço desejado. Em casos de alteração ou inscrição de CPF, que exige uma quantidade maior de documentos, recomenda-se que o contribuinte ou responsável entre em contato para tirar suas dúvidas antes mesmo de se dirigir até o PAV.
Para alguns serviços que requerem envio de processos por caixa corporativa ou processo PAV, as servidoras digitalizam toda a documentação necessária e abrem um processo eletrônico para a sede do Estado e, num prazo de 2 a 3 dias úteis para realização do atendimento, é dada a resposta para o serviço solicitado.
As servidoras do PAV de Chapadão do Sul, Amanda e Ingrid, também alertam a população a respeito do prazo para a declaração de IRPF de 2022. Esse é o último mês para a entrega das declarações, que se encerram na última terça-feira do mês, dia 31. As declarações realizadas fora deste prazo são sujeitas ao pagamento de multa e maior tempo de espera para o recebimento das devidas restituições.
O PAV está localizado na SEDEMA, na Avenida Onze, nº 1.000, e o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 07h00 às 11h00 e das 13h00 às 17h00. O telefone para contato é o (67) 3562-1821; WhatsApp (67) 9 9836-5893; e-mail rfbchapadao@gmail.com.
Fonte: Assecom Prefeitura