A vigilância Epidemiológica de Chapadão do Sul divulgou nesta quarta-feira, 14, o número de casos de influenza registrados nas últimas duas semanas. Só no mês de setembro foram 17 novos casos. Esse número tende a ser maior, pois o exame que detecta a infecção pelo vírus só é feito na rede particular ou em casos graves que necessitem de internação hospitalar.
O surto iniciou em uma sala de aula que necessitou ser fechada e ter as aulas suspensas pelo período de 7 dias, porém o vírus continua infectando pessoas que tiveram contato com essas crianças. Com a flexibilização ao uso de máscaras e baixa procura pela vacinação, os números voltam a subir. A Vigilância reforça que o uso do protetor facial em locais fechados, ambientes de saúde e aglomerações não é obrigatório, porém, é recomendado neste momento.
Ressalta-se também que a procura pela vacinação foi baixa neste ano, o que preocupa os profissionais de saúde, pois a vacina é uma das maneiras mais eficazes e seguras de conter a epidemia, somando–se ao uso de máscaras e isolamento de casos suspeitos e confirmados.
A vacina está disponível em todas as unidades de saúde e é liberada para todos acima de 6 meses de idade que não tenham se vacinado a partir de março desse ano, quando a vacina com a cepa atualizada começou a ser aplicada no Brasil.
A Secretaria Municipal de Saúde recomenda as ações fundamentais para diminuir a circulação de vírus respiratórios, adotando as medidas de prevenção e controle, como:
> Vacinação;
> Manter distanciamento físico;
> Frequente higienização das mãos;
> Utilização de máscara facial cobrindo nariz e boca;
> Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
> Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;
> Higienizar as mãos após tossir ou espirrar. No caso de não haver água e sabão, usar álcool gel;
> Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
> Não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal;
> Evitar aperto de mãos, abraços e beijo social;
> Evitar contato próximo com pessoas que apresentem sinais e sintomas de gripe;
> Evitar aglomerações e ambientes fechados;
> Evitar visitas a hospitais;
> Limpeza e desinfecção de ambientes;
> Manter os ambientes bem ventilados.
Apresentando sintomas procure imediatamente a Unidade Básica de Saúde da Família mais próxima de sua residência, e nos finais de semana e feriados o Hospital Municipal de Chapadão do Sul, localizado na Avenida Dezesseis. O tratamento realizado precocemente diminui chances de gravidade da doença, além de não colocar em risco a vida das pessoas do seu convívio. Proteja-se e proteja quem você ama.