Mariza Ordete da Cruz nasceu no dia 25 de maio de 1957, em Crissiumal (S). Filha de Admar Fagundes e Erna Silva. Em Crissiumal passou a infância e adolescência com seus pais, até os 15 anos, quando, em 28/08/1972, casou-se com João Demerval Ferreira da Cruz.
Nesta época, enquanto seu esposo trabalhava como motorista rodoviário, Dona Mariza, como hoje é conhecida, começou a trabalhar como doméstica, unindo seus afazeres aos cursos de artesanatos e de cabeleireira, os quais lhe proporcionavam uma renda extra.
Ali nasceram os três filhos do casal, Giovani, Régis e Carla.
Em 1982, iniciou o trabalho como instrutora de cursos de artesanatos pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Crissiumal, enquanto trabalhava também em seu salão de beleza.
A convite de familiares, na década de 90, veio conhecer Chapadão do Sul, onde se encantou com a cidade e, pensando em uma melhor qualidade de vida, há 20 anos, em 19 de outubro de 2002, fixou residência na Avenida Oito, onde reside até hoje.
Nesta época, seu esposo, João Demerval, trabalhava como motorista autônomo, transportando grãos para diversos produtores do município, e Dona Mariza continuou seu trabalho como cabeleireira, complementando a renda lavando roupas para terceiros, e trabalhando, a convite de familiares, por 6 anos no hotel Chapadão.
Em fevereiro de 2008 começou a prestar serviço na Secretaria de Assistência Social, como instrutora das oficinas de artesanatos no CRAS Esperança, Cras Parque União, Centro de Convivência do idoso (Conviver), Assentamento Mateira e Assentamento Aroeira, atendendo uma média 200 alunas por ano, participando de feiras, exposições e ações sociais para apresentar os trabalhos executados durante as oficinas, completando em 2022, 14 anos de serviços prestados à Prefeitura Municipal de Chapadão do Sul.
Mariza Ordete da Cruz é exemplo que inspira e incentiva suas alunas ao crescimento profissional e pessoal. É um exemplo de colega e ser humano que alegra e acolhe todos a sua volta.
Mulher de garra, avó de 4 netos e 3 bisnetos, consegue demonstrar a todos que escutam sua história, a importância dos vínculos familiares, e de como a vida recompensa aqueles que mantém uma vida honrosa baseada em fazer o bem.
Dona Mariza é muito querida por todos, e é merecedora desta linda homenagem.