Em cerimônia realizada na última segunda-feira (16), em Campo Grande (MS), foi lançada oficialmente a edição 2023 do Campeonato Sul-Mato-Grossense de Futebol Profissional – Série A.
Neste ano a Federação de Futebol do Mato Grosso do Sul contará com o apoio financeiro de R$ 1.014.490,00 do Governo Estadual. Verba proveniente do Fundo de Investimentos Esportivos (FIE/MS), que deverá aplicado junto aos clubes para o custeio de despesas (hospedagem, alimentação, material esportivo, etc) durante a competição.
O campeonato
Com a participação de 10 equipes, divididas em duas chaves, o campeonato começa no próximo domingo (22), com o término previsto para o dia 30 de abril.
GRUPO A
SERC (Chapadão do Sul)
CREC (Costa Rica)
Operário (Campo Grande)
Comercial (Campo Grande)
Coxim
GRUPO B
Dourados
Aquidauanense
Operário (Caarapó)
Novo Futebol Clube (Sidrolândia)
Ivinhema
Na primeira fase, a classificatória, todos se enfrentam dentro do grupo, em turno e returno. Os quatro melhores de cada chave avançam para as quartas de final, depois semifinal e final, com partidas de ida e volta. O sistema “mata-mata” volta ao Estadual após dois anos. O último colocado de cada grupo, na primeira fase, será rebaixado.
Neste ano, o campeão e o vice representarão Mato Grosso do Sul na Copa do Brasil em 2024. Na Série D do Campeonato Brasileiro, apenas o campeão estadual tem direito à vaga no ano que vem, segundo o regulamento da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Dourados e Aquidauanense fazem a partida inaugural, a partir das 15h00 do domingo (22), no estádio Douradão.
Já a SERC ,Sociedade Esportiva Recreativa Chapadão, vai a Costa Rica, onde, às 16h00, enfrenta o CREC, no primeiro clássico regional do ano.