Para reforçar a campanha de imunização contra a Covid-19, o Ministério da Saúde iniciou o repasse da vacina Pfizer bivalente para os estados e municípios. Chapadão do Sul recebeu 230 doses até o momento.
Dessa forma, na quinta-feira (23) todas as Unidades de Saúde de Chapadão do Sul dará início à imunização de reforço.
Serão vacinados os idosos acima, a partir dos 70 anos, pessoas em instituições de longa permanência, a partir de 12 anos. Abrigados e trabalhadores dessas instituições, imunocomprometidos, comunidade indígenas, ribeirinhas e quilombolas.
Posteriormente os grupos prioritários, abaixo relacionados, serão contemplados:
Fase 2: pessoas de 60 a 69 anos de idade;
Fase 3: Gestantes e puérperas;
Fase 4: Trabalhadores da saúde;
Fase 5: Pessoas com deficiência permanente.
A mudança de grupo prioritário somente irá acontecer quando se atingir pelo menos 90% do grupo vigente.
O esquema vacinal para os grupos prioritários será de uma dose da vacina Covid-19 bivalente (reforço), a partir dos 12 anos de idade, para pessoas que apresentarem pelo menos o esquema prévio de duas doses com vacinas monovalentes. O intervalo para doses de reforço com vacinas bivalentes será a partir de 4 meses da última dose de reforço ou última dose do esquema primário (básico) com vacinas monovalentes.
A Secretaria de Saúde ressalta que as pessoas que não fazem parte do grupo prioritário para as doses de reforço de vacinas bivalentes e que não iniciaram a vacinação ou que estão com o esquema de duas doses monovalente incompleto, deverão completar o esquema vacinal já preconizado com as vacinas monovalentes da covid-19.
Fonte: Assecom Prefeitura