Central de Abastecimento Farmacêutico de Chapadão do Sul recebe visita de técnicos de Chapadão do Céu
Na tarde da última sexta-feira (24) a CAF – Central de Abastecimento Farmacêutico, da Secretaria de Saúde de Chapadão do Sul (MS), recebeu a visita técnica da equipe da Saúde de Chapadão do Céu (GO) para troca de experiências, tendo em vista que estão em fase de estruturação desse departamento naquele município.
Estiveram presentes na visita a secretária de Saúde Valéria Lopes, Greycielly Ferreira de Oliveira – Coordenadora da Assistência Farmacêutica, Gabriella Borgmann Poleis Silva – farmacêutica e responsável técnica da CAF, Mayara Aramburú Pinto – Farmacêutica Responsável técnica da CAF, Maria Leuzirene Martins – Auxiliar de farmácia, Walisson Santos Melo – Estagiário da IEL, Caroline Follmann – Farmacêutica hospitalar (Chapadão do Céu), Aline Maria dos Santos – Farmacêutica atenção básica, Michele Thesari Lara – Farmacêutica da CAF (Chapadão do Céu), Mayrla Martins Barcelos – Diretora hospitalar (Chapadão do Céu), Marcia Regina Ferro – Superintendente Municipal (Chapadão do Céu).
A CAF é onde está centralizada todas as compras, recebimento e distribuição dos medicamentos e materiais hospitalares do Município, Esse setor faz a administração do estoque e é responsável pela reposição de todas as Unidades de Saúde, Hospital Municipal, Centro de Especialidades Médicas, Centro de Apoio Especializado e o CAPs.
As compras são feitas a partir de licitações, cerca de 450 tipos de medicamentos, sendo medicamentos utilizados na Atenção Básica e na Farmácia Interna do Hospital Municipal, assim como, aproximadamente 400 tipos de materiais hospitalares utilizados em diversos setores da Saúde, como raio-x, gesso, centro cirúrgico, pronto socorro e ambulatório das unidades.
A CAF é gerida por dois farmacêuticas, uma auxiliar em farmácia e um estagiário do IEL, e todo os processos são geridos por meio eletrônico de controle de estoque.
A Central passou por mudanças recentemente, visando melhorar o espaço para o armazenamento adequado e, consequentemente, a funcionalidade do setor.
A secretária de Saúde, Valéria Lopes, acompanhou a visita, e ressaltou que é de grande valia a gerência técnica e rigorosa desse setor, pois reflete diretamente na utilização apropriada dos recursos da saúde, assim como na qualidade do atendimento ao paciente.
Fonte: Assecom Prefeitura