DestaqueSaúde

Secretaria de Saúde promove reunião entre Atenção Primária e Unidades de Saúde da Família de Chapadão do Sul

Aconteceu na última sexta-feira, 3 de março, a primeira reunião do ano entre a Coordenação Municipal da Atenção Primária à Saúde e as gerentes das Unidades de Saúde da Família.

O encontro, que é realizado bimestralmente, teve por objetivos alinhar as ações do Março Lilás (mês de prevenção ao câncer do colo do útero), assim como apresentar à equipe, através de metodologias ativas, as ferramentas de gestão, com vistas a planejar e organizar os processos de trabalho a partir do reconhecimento dos territórios de cada Unidade de Saúde.

A partir de uma situação identificada (a cobertura vacinal do município), a equipe identificou através de instrumentos próprios as barreiras e estratégias, priorização dos problemas utilizando a ferramenta GUT e realização de Plano de Ação lançando mão das ferramentas 5W2H e SMART.

Para a coordenadora da Atenção Primária, enfermeira Karla Viviane, este momento com a equipe é de suma importância, pois é um espaço indispensável para que as ações de promoção à saúde e de prevenção de agravos sejam desenvolvidas em conjunto. “É a oportunidade para a socialização do conhecimento, planejamento conjunto e subsídios para tomadas de decisões mais assertivas, assim como contribui para readequação do processo de trabalho”, disse.

Para a secretária de Saúde, Valéria Lopes dos Santos, o comprometimento com a qualidade do atendimento em saúde depende, em primeiro lugar, do planejamento. “Por isso, estabelecemos um cronograma de reuniões bimestrais com as gerências das Unidades de Saúde para fortalecer a prática de planejar e monitorar nossas ações, com o intuito de pensarmos juntos em estratégias de inovação e melhoria dos atendimentos”, disse.

Além das gerentes de Unidades, participaram da reunião a coordenadora municipal da Atenção Primária, Karla Viviane, a secretária de Saúde, Valéria Lopes, e a secretária adjunta, Juliane Franzen.

“A união, a troca de saberes e a busca conjunta de ações resolutivas propiciam o cuidado integral e resolutivo”. UCHÔA at al.(2012).

Fonte: Assecom Prefeitura

Mostrar Mais
EMBUTIDOS

Notícias Relacionadas

Volta para o botão de cima