Na manhã desta segunda-feira (20), em reunião com a imprensa, João Carlos Krug, prefeito de Chapadão do Sul (MS), anunciou para dia 1º de abril do corrente ano, o início do serviço de transporte público na zona urbana do município.
Serão, a princípio, três coletivos em operação, em linhas já definidas e que serão anunciadas oportunamente.
Segundo o prefeito, durante pelo menos os primeiros 60 dias de operação, o transporte será gratuito e servirá de base para o levantamento dos custos com a execução e manutenção do serviço. A partir daí será definido o valor da tarifa a ser cobrada. Krug não descarta também a possibilidade de, futuramente, terceirizar o serviço, mas já com todo o conhecimento e experiência por parte da Administração Municipal.
A implantação do transporte público é um anseio da população, já que a cidade expandiu-se vertiginosamente nos últimos anos, as distâncias entre os extremos são cada vez maiores e as vagas para veículos, principalmente no centro, gradativamente mais disputadas.
Espera-se com o transporte público, uma diminuição no número de veículos em circulação na cidade, melhorando com isso a mobilidade urbana e, inclusive, a segurança, com a diminuição no número de acidentes; consequentemente, economia para os cofres públicos, entre outros benefícios à população.
Marcos Oliveira (Redação)